Notícias
Reunião entre ANSN e o IEN/CNEN para discutir termo de referência acontece na Sede da Autarquia
Autoridades reunidas para discutirem o desenvolvimento de unidades críticas aplicáveis a microrreatores nuclear. Foto: Douglas Trouffa
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) foi selecionado em edital da FINEP para o projeto “Desenvolvimento e Testes de Tecnologias Críticas Aplicáveis a Microrreatores Nucleares”, também financiado por um consórcio privado formado por Diamante Geração de Energia, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Terminus Tecnologia.
Para alinhar os próximos passos do licenciamento da Unidade Crítica IEN R2, a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), o IEN e a projetista Terminus se reuniram hoje (01/21/2026). Participaram o Diretor Presidente da ANSN, Alessandro Facure; o diretor do IEN, Cristóvão Marinho; o diretor da Terminus, Adolfo Braid, entre técnicos e chefias. Entre os temas discutidos estiveram o termo de referência para o licenciamento e questões técnicas de neutrônica, defesa em profundidade e meteorologia.
Após avaliação preliminar do Relatório de Local, a ANSN identificou diversas oportunidades de melhoria, apresentadas e debatidas na reunião. “É um trabalho técnico altamente especializado de ambos os lados. Reunir o operador, o projetista e o órgão regulador desde o início do processo de licenciamento busca garantir que o projeto esteja alinhado ao arcabouço normativo e cumpra os requisitos de segurança”, afirmou Daniel Palma, coordenador geral de Reatores da ANSN.
“Para o IEN/CNEN, na posição de operador, a reunião foi fundamental para conhecermos mais detalhadamente os diversos requisitos normativos que precisam ser observados ao longo do processo de licenciamento da UCRI do microrreator. Isso não só evita que o projeto se desvie do caminho correto e necessite de retrabalho, como também pode conferir maior celeridade ao processo de licenciamento como um todo”, disse Cristóvão Marinho.
À medida que o projeto avançar, deverão ocorrer novas reuniões com foco técnico aprofundado. A ANSN ressalta que o cumprimento dos requisitos normativos e a proteção da população e do meio ambiente são pilares de sua atuação, e afirma estar disponível para reunir se com os requerentes sempre que surgirem necessidade e oportunidade.
Fonte: Assessoria de comunicação social ANSN