Emergências Ambientais

Publicado em 10/12/2020 10h24

O controle das emergências ambientais é uma das atribuições da autarquia e parte da estratégia de proteção dessas áreas. A prevenção e controle de incêndios florestais é uma das principais preocupações dentro desta área de atuação.

Atualmente, o ICMBio contrata em caráter temporário aproximadamente de 1600 brigadistas em 96 Unidades de Conservação Federais. A estrutura de combate conta ainda com apoio de aviões tanque para lançamento de água, aviões de monitoramento e helicópteros, que servem tanto para o transporte de tropa quanto para lançamento de água.

As atividades de prevenção desenvolvidas nas Unidades de Conservação incluem a confecção de aceiros, faixas de terreno desprovida de vegetação que impedem a propagação do fogo; ações de monitoramento e; atividades de educação ambiental.

A capacitação de servidores para prevenir e combater incêndios florestais é outro ponto fundamental. Anualmente, são realizados cursos de formação de Instrutores de Brigadas, de Brigadistas, de Investigadores de Causa e Origem de Incêndios Florestais e de Sistema de Comando de Incidentes.