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LA-BORA! gov dá dicas de como vender ideias por meio do storytelling
A oficina “Storytelling de dados – Transforme a forma como você vende suas ideias” foi uma das atrações da Semana de Inovação 2021 nesta quarta-feira (10/11). O laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, LA-BORA! gov, liderado pela servidora pública Luana Faria, prendeu a atenção do público por cerca de duas horas com dicas sobre como fazer uma boa apresentação e vender ideias no ambiente profissional.
Luana comentou sobre sua experiência ao lançar o LA-BORA! gov e como aprendeu com os erros na hora de apresentar a ideia. “É equivocado achar que devemos falar apenas do quão maravilhosa é a ideia. Precisamos falar dos problemas da não implementação da ideia e transformar a apresentação numa história. Como diz Nancy Duarte, que é referência em storytelling, a forma mais efetiva de transmitir uma ideia é por meio de uma história”, disse a idealizadora do laboratório.
“Temos que vender ideias, transformando dados em histórias. Tem estrutura para isso”, afirmou Luana Faria, que mostrou 12 dicas para fazer apresentações que engajam o público. Segundo ela, a técnica mais importante é definir a mensagem principal. “Os dados vão embasar a história, mas o que importa é a mensagem. Muitas vezes não sabemos ao certo qual é a mensagem que queremos passar e aí colocamos todas as informações possíveis na apresentação, o que confunde a audiência”, explicou.
Remover as formalidades, utilizando uma linguagem mais simples, e focar no que importa foi outra dica da oficina. “Comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende. Não importa se aquilo está claro para você e se você quer parecer bacana; se não criar uma empatia com o outro, não vai fazer com que ele entenda a sua perspectiva”, afirmou Luana, lembrando, ainda, que a linguagem simples aproxima o governo do cidadão.
Outra técnica é definir as emoções que se quer despertar na audiência, tais como segurança, impacto, alegria ou surpresa. O tom da apresentação também é importante e pode ser jornalístico, formal, descontraído ou persuasivo, por exemplo.
Algumas das dicas também foram reforçadas para a apresentação de dados e números. “O dado, sem ser enriquecido não é nada. A informação sozinha, polui. Precisamos transformar tudo isso em conhecimento. E quando conectamos esse conhecimento, enriquecemos o dado, criamos insights para transformar realidades”, destacou Luana.
Felipe Guimarães, servidor público federal e membro do time volante do LA-BORA! gov também deu vários exemplos de como trabalhar os dados em apresentações, utilizando as ferramentas, os gráficos e até as cores mais adequadas para transmitir diferentes informações. Também reforçou a necessidade de retirar as formalidades e focar no que importa, além de investir no minimalismo e na simplicidade.
Por fim, a equipe do LA-BORA! gov ensinou algumas técnicas para desenvolver um pitch, uma fala breve, de até cinco minutos, utilizada, por exemplo, para apresentar um projeto no trabalho.
Acesse as dicas apresentadas na oficina “Storytelling de dados – Transforme a forma como você vende suas ideias”