Notícias
PESQUISA APLICADA
HUSM-UFSM tem projeto de inovação classificado na fase inicial do Programa Centelha RS
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve um projeto de inovação classificado na 28ª posição da lista preliminar das 200 ideias aprovadas na Fase 1 do Programa Centelha RS – 3ª edição. O resultado foi divulgado no dia 15 de janeiro pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e refere-se ao Edital nº 07/2025.
O projeto, intitulado “SmartCTdBem – Automação Inteligente para Tomografia Dental e Segurança”, integra a etapa inicial do programa, voltada à seleção de ideias inovadoras com potencial de aplicação prática no setor público e no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é liderada pelo professor Gustavo Nogara Dotto, com equipe de pesquisa composta por docentes e graduandos da UFSM, profissionais do HUSM, além de colaboradores externos.
“No HUSM, a inovação é um instrumento de articulação entre a academia, a Ebserh, a assistência e os projetos. Ficamos muito satisfeitos e orgulhosos quando iniciativas institucionais são classificadas em editais regionais e nacionais. Isso evidencia o preparo e a qualificação das nossas equipes, além de gerar ganhos concretos para o Hospital, para a formação acadêmica e, sobretudo, para o paciente, fortalecendo o SUS no cotidiano assistencial”, pontuou a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HUSM, Dioneia Antunes da Silva.
Inovação aplicada à saúde pública
A proposta utiliza automação inteligente para qualificar processos de diagnóstico por imagem, com foco em tomografia dental, buscando melhorar fluxos de trabalho, segurança e eficiência no atendimento em saúde. A classificação na Fase 1 possibilita que o projeto avance no programa, que visa transformar ideias em empreendimentos inovadores, com apoio técnico, capacitações e possibilidade de acesso a recursos públicos nas etapas seguintes.
“A proposta, classificada na temática de Tecnologia Social, visa aplicar automação inteligente para otimizar processos de diagnóstico por imagem, alinhando-se às necessidades de modernização e segurança no atendimento à saúde”, explicou Gustavo. Segundo ele, “essa aprovação reflete o trabalho estratégico desenvolvido internamente para fomentar o empreendedorismo público e a pesquisa aplicada”.
O resultado é fruto do acompanhamento técnico da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, ambos vinculados à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUSM. As unidades atuam no apoio à submissão de projetos, orientação de pesquisadores e articulação entre ensino, pesquisa e assistência.
“Estas unidades têm atuado como catalisadoras no Hospital, identificando oportunidades, orientando pesquisadores e conectando o conhecimento acadêmico às demandas reais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Dioneia. Para ela, “a presença de um projeto do HUSM entre os 30 primeiros do estado valida a efetividade das políticas institucionais de incentivo à inovação”.
Programa Centelha e desenvolvimento regional
O Programa Centelha RS é uma iniciativa nacional voltada ao estímulo do empreendedorismo inovador e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica. No Rio Grande do Sul, é executado pela FAPERGS, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Badesul, a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e outras instituições.
A seleção de projetos de Santa Maria contribui para a inserção da região no ecossistema Inova RS, voltado ao desenvolvimento regional por meio da inovação. A proposta do HUSM dialoga com demandas da saúde pública e com a missão do Hospital como instituição de ensino, pesquisa e assistência. “Ao transformar pesquisa em inovação com potencial de aplicação prática, o Hospital cumpre seu papel institucional e contribui para o fortalecimento da saúde pública”, pontuou Dioneia.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh