Notícias
SAÚDE MATERNOINFANTIL
HUSM-UFSM realiza curso de manejo, incentivo e promoção da amamentação
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o “Curso de Manejo, Incentivo e Promoção da Amamentação em um Hospital Amigo da Criança”. O evento foi realizado em 09 de setembro, no Auditório Gulerpe, e destinado aos colaboradores do Hospital, docentes, residentes e alunos.
O objetivo foi desenvolver conhecimentos e habilidades dos profissionais que atuam na área maternoinfantil do HUSM, com foco no manejo da amamentação. A capacitação seguiu os princípios dos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” e do “Cuidado Amigo da Mulher”, buscando fortalecer as políticas públicas existentes e promover mudanças essenciais na prática.
Promovido pela Linha de Cuidado Maternoinfantil, pelo Comitê de Aleitamento Materno e pela Unidade de Saúde da Mulher do HUSM, esta edição do curso foi atualizada pela enfermeira responsável pelo serviço de Consultoria de Aleitamento Materno do HUSM, Claudia Diaz. A programação contou com diversas oficinas, abordando: práticas que apoiam e protegem a amamentação, técnicas de manejo e questões de saúde maternoinfantil que influenciam no sucesso deste processo, bem como habilidades de comunicação necessários para o apoio contínuo à mãe e ao bebê, inclusive com orientações na alta hospitalar e acesso ao serviço consultoria em aleitamento materno.
É importante ressaltar que o HUSM está em busca para a certificação “Hospital Amigo da Criança”. A iniciativa visa promover práticas de cuidado que incentivem o aleitamento materno e o desenvolvimento saudável das crianças, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais que priorizam a saúde maternoinfantil.
Práticas para garantir uma amamentação bem-sucedida em casa
A enfermeira responsável pela Consultoria de Aleitamento Materno do HUSM, Claudia Diaz, serviço criado este ano, compartilhou orientações práticas para incentivar a amamentação e garantir o bem-estar de mamães e bebês após a alta hospitalar. Segundo ela, o primeiro passo, é “a mãe acreditar que consegue amamentar e que não existe leite materno fraco”.
A profissional orientou a oferecer somente o leite materno em livre demanda (sempre que o bebê quiser) – por estimular a produção dos hormônios responsáveis pela descida e produção do leite; manter o corpo hidratado com, no mínimo, dois litros de água por dia; organizar uma rede de apoio (companheiro, familiares ou amigos) para os afazeres domésticos e para a mãe conseguir descansar enquanto o bebê dorme. A enfermeira, também, enfatizou a importância de não oferecer chás, outros tipos de leite, bicos, chupetas e mamadeiras.
Para identificar se o bebê está se alimentando adequadamente durante a amamentação, é preciso observar se ele está urinando várias vezes ao dia, evacuando diariamente, aumentando de peso e relaxado após a mamada, com a pele hidratada. Já a produção de leite, requer alguns hábitos como: manter uma alimentação saudável, com comida de verdade como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Além disso, é importante limitar o consumo de café, refrigerantes, bebidas energéticas, chá-mate, chimarrão, tereré e álcool durante a amamentação.
“Se a mãe acredita que algum alimento pode auxiliar na produção de leite, pode incluir na dieta sem prejuízo algum, tais como aveia, alfafa, chá de erva-doce ou funcho. Mas, são poucas as evidências científicas sobre o tema”, explicou Claudia. E acrescentou que o que aumenta a produção de leite é a frequência das mamadas, com “esvaziamento completo das mamas e técnica adequada, com posicionamento e pega corretos”.
Sobre dores ou desconfortos durante a amamentação, Claudia afirmou: “Amamentar não dói. Se a mãe apresenta dor ou desconforte pode ser necessária uma avaliação profissional de amamentação para ajustar posição, pega ou outra intercorrência”.
A consultoria do HUSM-UFSM
As mães podem contar com o Serviço de Consultoria em Aleitamento Materno do HUSM-UFSM para bebês nascidos na instituição. Para aquelas que necessitam de assistência após a alta hospitalar, é possível entrar em contato pelo telefone (55) 3213.1897, disponível de segunda a sexta-feira, no período da manhã.
Além disso, há um projeto de extensão da UFSM, coordenado pela docente de Fonoaudiologia Geovana Bolsan, que orienta e tira-dúvidas sobre amamentação. O suporte está disponível pelo Instagram: @amamentar.fonoufsm. Já as mães que tiveram filhos em outros hospitais podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência e solicitar auxílio.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh