Notícias
SEGURANÇA HOSPITALAR
HUSM-UFSM implementa novos crachás e sistema de acesso
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está implementando um novo sistema de acesso às suas dependências. A principal novidade são os crachás, que utilizam tecnologia RFID – Identificação por Radiofrequência – para regular a entrada e a saída no Hospital. Essa mudança torna o acesso mais seguro para os profissionais, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhantes e visitantes.
Para o acesso, são utilizadas catracas e cancelas com tecnologia RFID que identifica os usuários e verifica as regras de acesso, permitindo ou bloqueando a passagem. Segundo o chefe da Unidade de Serviços Gerais, Fabiano Pereira Vicente, o objetivo do sistema é garantir a segurança do Hospital e de todas as pessoas que transitam pelo local, entre quatro e seis mil pessoas por dia. “Com isso, evitamos o acesso ou permanência de pessoas não autorizadas no HUSM e reduzimos o risco de algum incidente” destacou.
Sobre os novos crachás, a chefe da Unidade de Administração de Pessoal, Edivane Portes Chielle, explicou: “Com a instalação das catracas, surgiu a necessidade de imprimir novos crachás, com a tecnologia adequada para o acesso e, com isso, aproveitamos a oportunidade para padronizar os crachás, utilizando o modelo disponibilizado pela Administração Central da Ebserh”. Dessa forma, todos os trabalhadores do HUSM devem solicitar novos crachás.
Orientações para solicitação e retirada dos novos crachás
- Terceirizados: A solicitação será encaminhada pela própria empresa. Fique atento aos comunicados.
- Profissionais RJU/Ebserh e professores: Preencha o formulário on-line (CLIQUE AQUI) com os dados solicitados e anexe uma foto atual, estilo 3x4.
- Residentes e acadêmicos: Aguardem orientações por e-mail.
- Retirada do crachá: Sete dias após o envio dos dados, o crachá estará disponível para retirada no Protocolo do HUSM, localizado no subsolo, próximo à Unidade de Saúde da Mulher (Centro Obstétrico).
Importante: Um e-mail será enviado a todos os trabalhadores e professores do HUSM informando o link de acesso ao formulário on-line. Com a aprovação do Colegiado Executivo do HUSM, os novos crachás já estão em vigor, assim, cada trabalhador deve solicitar e retirar seu crachá no local e prazo indicados.
Orientações para os pacientes do HUSM, acompanhantes e visitantes
Os pacientes, acompanhantes e visitantes que utilizam o HUSM receberão um cartão de acesso, uma peça plástica sem impressão, que servirá para o controle de entrada pela catraca. Na saída, o usuário deve depositar o cartão em uma urna que liberará automaticamente a passagem.
É importante ressaltar que o novo crachá possui uma numeração similar a um número de série, com tecnologia RFID. Esse número é individual, vinculado a apenas um usuário e cadastrado no Sistema de Controle de Acesso ao HUSM. “Toda vez que uma pessoa passar pela catraca de entrada ou saída do Hospital, precisa passar o crachá, e o Sistema fará a leitura do RFID, verificando se esse usuário está ativo e libera o acesso, ou não permite”, explicou Fabiano.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh