Notícias
Mãe e bebê
HUSM inaugura serviço de consultoria de aleitamento materno
Na manhã desta segunda-feira, dia 15, a Unidade de Saúde da Mulher, do Hospital Universitário de Santa Maria, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou o serviço de Consultoria de Aleitamento Materno. Este ficará disponível para atender mães e bebês durante todo o período de internação, assim como no pós-alta.
Prestigiaram o evento, o superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, a gerente de Atenção à Saúde, Tânia Magnago, a chefe da Divisão do Cuidado, Berenice Rodrigues. Também estava presente a chefe da Unidade da Saúde da Mulher, Jacqueline Quadros, que ressaltou que “com o serviço, o HUSM está apoiando o aleitamento materno, até os seis meses e podendo estender até um ano de vida, conforme a necessidade da criança. Trazendo esse diferencial para a comunidade ”.
A gerente de loja, Joyce Almeida, é mãe de primeira viagem, e foi a primeira paciente a receber as orientações da Consultoria. Com dificuldades na produção do leite materno, ela se diz satisfeita com o atendimento da equipe multiprofissional. A orientação foi capaz de sanar suas dúvidas tanto na teoria quanto na prática. “Julgo de suma importância tal procedimento, para que as mamães possam assimilar os ensinamentos, e aplicá-los da melhor forma possível em seus lares.”
O novo serviço também tem o propósito de desenvolver e manter as atividades de capacitação e aprimoramento em aleitamento materno das equipes assistenciais, junto a Unidade de Desenvolvimento Pessoal (UDP). O serviço conta com uma equipe própria, composta por multiprofissionais de enfermagem, fonoaudiologia e fisioterapia. O grupo atende pacientes pós alta nas segundas, terças e quintas-feiras de manhã, na sala de Consultoria em Aleitamento Materno (subsolo do hospital). Além disso, oferece assistência diária nas Unidades para as mães e bebês internados. No Ambulatório de Gestação de Alto Risco, também é disponibilizado atendimento no pós-alta, nas quartas e sextas-feiras a tarde.
COMO SOLICITAR ATENDIMENTO
A solicitação do atendimento da Consultoria de Aleitamento Materno pode ocorrer por meio do encaminhamento do profissional de saúde do HUSM responsável pela paciente, durante a internação ou nas consultas de puerpério.
Além disso, caso a mulher encontre alguma dificuldade em amamentar enquanto estiver em casa, pode ligar, no período da manhã, para o telefone (55) 3213-1897 para dúvidas, orientações e encaminhamentos.
A responsável pelo serviço de Consultoria no HUSM, a enfermeira Claudia Diaz, pontua que o atendimento pode ser solicitado pelos profissionais de saúde do HUSM sempre que a paciente apresentar dúvidas sobre a amamentação, dor ao amamentar, fissuras no mamilo, mamas ingurgitadas (endurecidas), baixa produção de leite ou se o bebê apresentar dificuldades de sucção.
Ela destaca, ainda, que o serviço abrange todos os espaços do hospital, pois pode ser solicitado e realizado para além da área materno-infantil. “Se a paciente está no bloco cirúrgico, por exemplo, e está com a mama ingurgitada, pode ser atendida pela equipe. A gente vai até o local, presta o atendimento e realiza o manejo da melhor forma possível com o objetivo de manter o aleitamento materno, considerando as condições da mãe e do bebê.”
A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é essencial e traz diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Para a saúde infantil, uma alimentação baseada no leite materno é capaz de proteger contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Além de diminuir os riscos de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. O desenvolvimento cognitivo também é beneficiado, logo crianças amamentadas no peito são mais inteligentes.
O ato de amamentar, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, também reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances da mulher desenvolver câncer de mama, ovários e colo de útero. Diante destas evidências, a recomendação do Ministério é que o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno até o 6º mês de vida. Após esse período, deve-se iniciar a introdução alimentar, sem interromper a amamentação.
A BUSCA PELO TÍTULO DE HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
De acordo com Claudia Diaz, a criação desse serviço vem sendo idealizado há tempo, pelo Comitê de Aleitamento Materno do HUSM e tem por objetivo qualificar ainda mais a assistência à prática da amamentação, visto que o HUSM visa cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Estes são instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, esse apoio é um dos pré-requisitos para receber o selo de qualidade de Iniciativa de Hospital Amigo da Criança - IHAC conferido pelo Ministério da Saúde. Ainda no mês de abril, o HUSM receberá a Comissão da Secretaria Estadual de Saúde que verificará se o hospital está cumprindo todos os requisitos, e apto para conquistar esse título almejado.
Por: Camilly dos Santos Barros, estagiária de Jornalismo. Revisão: Mariângela Recchia dos Santos, jornalista e chefe da Comunicação do HUSM.
