Notícias
MULHERES EXTRAORDINÁRIAS
Hospital Universitário homenageou gestoras com Certificado de Reconhecimento de Mérito
Santa Maria (RS) - Na manhã dessa quinta-feira (7), véspera do Dia da Mulher, o Hospital Universitário de Santa Maria realizou a terceira cerimônia de Reconhecimento de Mérito. Nessa edição, foram homenageadas cinco gestoras do HUSM e a primeira mulher a conquistar o cargo de vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Martha Bohrer Adaime.
O hospital universitário confere, uma vez ao ano, o título de Reconhecimento de Mérito para profissionais ou serviços de excelência, que fizeram ou fazem parte da instituição. A honraria é deferida pelo superintendente do hospital, após o nome e a trajetória dos agraciados serem submetidos ao Colegiado Executivo.
Durante a Campanha “Mulheres Extraordinárias na Gestão”, o Colegiado Executivo indicou seis gestoras que fizeram a diferença, nas práticas assistenciais e administrativas, na Universidade Federal de Santa Maria e no dia a dia dos pacientes atendidos pelo HUSM -gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ao lado da vice-reitora, ocuparam a tribuna de honra, no Auditório Gulerpe: Elaine Verena Resener, superintendente do HUSM/Ebserh entre 2013 e 2021; Beatriz Silvana da Silveira Porto, Gerente de Ensino e Pesquisa de 2013 a 2022; Soeli Teresinha Guerra, Gerente de Atenção à Saúde de 2013 a 2023; Suzinara Beatriz Soares de Lima, chefe da Divisão de Enfermagem até 2023 e Josete Maria Stefanello Baratto, chefe do Setor de Contratualização e Regulação até 2023.
A homenagem iniciou com a exibição de um vídeo com fotos e depoimento de colegas sobre a importância da contribuição de cada uma delas na gestão, inovação e desenvolvimento da UFSM, HUSM/Ebserh.
“Depois da minha família, a convivência e a oportunidade de gestão do HUSM foi de longe a maior alegria da minha vida [...], a grande homenagem que eu poderia receber eu recebi ao longo de todos esses anos com o apoio prestado para que nossa gestão pudesse ter sua missão cumprida[...]”, pontuou a ex-superintendente do HUSM/Ebserh, Elaine Resener.
A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, observou a importância das mulheres em cargos de liderança, correlacionando a sua trajetória como primeira mulher na administração central da UFSM com a da ex-superintendente Elaine Resener, primeira superintendente do HUSM/Ebserh.
“Isso merece uma reflexão: o que aconteceu com a Universidade Federal de Santa Maria que, em 63 anos, nunca antes uma mulher chegou a um cargo assim? Somos a maioria mulheres no quadro (RJU). Somos produtivas, porque se olharmos nossos rankings, estamos em 10º lugar no mundo na produção de ciência pelas mãos e cérebros das mulheres. Por que não estamos na gestão? Esta é uma provocação que eu faço a todas as colegas aqui do HUSM e a toda UFSM. Precisamos sim avançar, precisamos sim nos incluir (...) incentivar mais mulheres a estarem em cargos de chefias.”, declarou a vice-reitora.
Encerrando a programação do evento, o superintendente do HUSM/Ebserh, Humberto Palma, falou sobre a escolha das homenageadas. “Escolhemos essas mulheres representando a UFSM e o HUSM, dentre tantas outras que aqui olho no rosto e que também mereceriam, porque elas enfrentaram grandes dificuldades no cotidiano, precisaram romper barreiras e ser pioneira.”, concluiu o superintendente.
O evento contou com a apresentação musical do saxofonista da Banda da Base Aérea de Santa Maria, sargento Jadenilson Silveira.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário de Santa Maria faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.