Notícias
RECONHECIMENTO
Entre cortes e costura: Dia da Costureira no HUSM
Hoje, dia 25 de maio é comemorado o Dia da Costureira. Entre um ponto e outro, o barulho das máquinas rege o trabalho de oito mulheres no Setor de Costura do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O serviço de costura existe há mais de 40 anos no HUSM e fica localizado em uma sala no subsolo do hospital.
Numa jornada intensa de trabalho, as costureiras do HUSM cuidam de toda a rouparia do hospital, de aventais cirúrgicos, lençóis, fronhas, colchões, toalhas, até as roupinhas do berçário e pediatria. As peças que precisam de reparo ou retoque são destinadas pela Equipe da Lavanderia às meninas da costura. As funcionárias trabalham em uma escala de tarefas como corte, montagem das peças e acabamento.
Ledi de Melo trabalha há 13 anos no setor. É a costureira mais antiga em atividade no HUSM. Ela conta que quando chegou, havia apenas quatro servidoras. Atualmente, com esse número multiplicado, Ledi fala das mudanças que ocorreram nesse período:
- Muita coisa mudou, principalmente, a quantidade de tarefas que temos hoje aqui. Com o passar dos anos, foi crescendo muito a demanda do setor. Isso se deve também ao crescimento do hospital, já que ao longo do tempo, muitos leitos foram instalados.
Além de reformarem toda a rouparia do hospital, as meninas da costura também tem a tarefa de levar e buscar os materiais finalizados ou que necessitam de retoque até os demais setores do HUSM.
Recentemente, foram recebidas novas máquinas de costura para a área, o que, segundo as funcionárias melhorou muito o trabalho.
Dirlei Freitas, enquanto conclui o acabamento em um lençol, conta que gosta muito do que faz e não imagina trabalhar em outra área. As outras sete mulheres também confirmam em ressonância o gosto pelo que fazem.
- Considero muito importante o nosso trabalho. O setor de costura é essencial para o funcionamento do hospital, pois damos o suporte para que toda a rouparia esteja sempre em boa qualidade para os usuários.
Texto e Fotos: Paula Mattos, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Imprensa do HUSM