Notícias
ALIMENTO PARA CORPO E PARA ALMA
Copeira do HUSM envia mensagens de acolhimento e incentivo para pacientes internados
Na última sexta-feira, 27, a iniciativa de uma das copeiras que trabalha na Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Universitário de Santa Maria chamou a atenção da chefia do serviço. Enquanto preparava as quentinhas para entregar aos pacientes internados no Pronto-Socorro, a jovem de 22 anos decidiu escrever versículos bíblicos na tampa da embalagem: “Tenho vos dito isso para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16:33; “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo. Tua vara e teu cajado me protegem. ” Salmos 23: 4
- Percebi que as pessoas fora do hospital estão muito assustadas com essa pandemia. E eu fiquei pensando como deve ser para uma pessoa internar aqui com tudo isso acontecendo, ainda mais quando precisa ficar em isolamento, longe da família. Pensei que seria uma forma de eu passar uma mensagem de apoio – afirma Raila Pegoraro Moreiro Fernandes, ao enfatizar que é preciso calma e confiança.
- A própria vida se encarrega de fazer tudo melhorar. Às vezes, a gente passa por um momento mais difícil, mas é para, futuramente, evoluir – completa a jovem que trabalha no HUSM há pouco menos de 1 ano.
Desde o dia 31 de março, a ideia da Raila foi incorporada na rotina da unidade. Todos os funcionários foram convidados a contribuir selecionando mensagens de acolhimento, otimismo e esperança para os pacientes. As mensagens estão sendo digitadas, impressas em folhas de papel e colocadas junto das refeições, no almoço e no jantar.
- A proposta surgiu para dar incentivo a essas pessoas em isolamento no PS. Aos poucos vamos incorporando em outras unidades de internação do hospital – explica Thais Cauduro Dallasta, chefe da Unidade de Nutrição Clínica.