Conheça a Maternidade do HU-UFSC

A maternidade do HU-UFSC conta com Ambulatório de Pré-natal de alto risco, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos Neonatais, Central de Incentivo ao Aleitamento, Núcleo de Medicina Fetal e Emergência Obstétrica, prestando assistência personalizada e humanizada à mãe, ao bebê e à família.
É credenciada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança e é Centro de referência Nacional no Método Canguru.
São registrados, em média, 120 nascimentos por mês, assistidos por uma equipe interdisciplinar composta por médicos obstetras, neonatologistas e anestesistas, equipe de enfermagem, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social, que atuam em todo o processo envolvendo mãe, recém-nascido e família.
O recém-nascido (RN) permanece com a mãe desde o nascimento até a alta, sendo que a Unidade Neonatal possui a finalidade de atender estritamente os RNs pré-termo e/ou de baixo peso e RNs com intercorrências clínicas.
Atendimento
A Emergência Ginecológica/Obstétrica do HU-UFSC atende por meio de referenciamento (encamionhamento de outra unidade ou instituição) e/ou territorialização (vínculo com Centro de Saúde dos bairros abrangidos).
A territorialização destina-se a assegurar melhor acesso, cobertura e qualidade no acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério e da assistência à criança.
Para definir os bairros abrangidos pela territorialização, a Secretaria de Estado da Saúde identificou o percentual de gestantes de Florianópolis em cada região, distância do centro de saúde de referência das maternidades mencionadas e suas capacidades instaladas.
Assim, definiu-se que a Maternidade HU-UFSC atende os usuários dos seguintes Centros de Saúde:
- Carianos
- Costa da Lagoa
- Costeira do Pirajubaé
- Fazenda do Rio Tavares
- Lagoa da Conceição
- Morro das Pedras
- Pântano do Sul
- Ribeirão da Ilha
- Rio Tavares
- Alto Ribeirão
- Armação
- Caieira da Barra do Sul Campeche
- Canto da Lagoa
- Saco Grande
- Saco dos Limões
- Trindade
- Pantanal
Marcos históricos
Década de 80 – Professores dos Departamentos de Enfermagem e Pediatria e enfermeiras da área materno-infantil do Hospital Universitário da UFSC formam a Comissão Pró-implantação da Maternidade. Na época foi esboçada a filosofia assistencial, tendo como premissa a humanização e a interdisciplinaridade.
1988 – A Direção Geral do HU-UFSC designou oficialmente, por meio de portaria, uma Comissão de Implantação da Maternidade com representantes de diversas categorias profissionais e de Departamentos de ensino da UFSC.
1992 – A Direção Geral do HU-UFSC assumiu como meta prioritária a ativação da maternidade. A Comissão de Implantação organizou a área física e buscou recursos físicos e materiais. A ideia era já elaborar todas as rotinas que pudessem concretizar a implantação daquela filosofia, ou seja, mostrar como iria funcionar a maternidade humanizada no dia a dia.
1994 – Foi realizado concurso público para contratação dos profissionais que atuariam na maternidade.
1995 – Em 24 de outubro é inaugurada a maternidade. Nasce o primeiro bebê. A Comissão de Implantação se transforma no Grupo Interdisciplinar de Assessoria à Maternidade (GIAM), com o propósito de assegurar a manutenção da filosofia do atendimento humanizado, em dezembro do mesmo ano foi realizado na maternidade o “1º Encontro de Gestantes do 3º Trimestre”, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de nascimento e oportunizar as gestantes e acompanhantes visita na área física da maternidade. Esta atividade se consolidou em encontros sistemáticos realizados mensalmente.
1996 – Teve início o projeto de extensão Grupo de Gestantes e Casais Grávidos, coordenado por docentes do Departamento de Enfermagem e psicóloga da Maternidade do HU, com a participação de profissionais que atuam na Maternidade.
1997 – A partir de sua filosofia assistencial a maternidade já “nasceu amiga da criança”, o que conferiu ao HU-UFSC, o título de Hospital Amigo da Criança, fruto de ações coordenadas pela Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM). Este título é uma estratégia da Organização Mundial da Saúde e UNICEF com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. Até hoje, o HU-UFSC mantém este título.
2000 – A maternidade do HU-UFSC conquistou o prêmio Professor Galba de Araújo, de Maternidade Segura, um título concedido pelo Ministério da Saúde para unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm prática de humanização no parto e no nascimento. No mesmo ano, o HU-UFSC recebeu indicação do Ministério da Saúde de Centro Nacional de Referência no Método Canguru, pela prática da assistência humanizada ao recém-nascido pré-termo e de baixo peso e sua família. Como um centro de referência passou a realizar capacitações para profissionais de diversos serviços do país a fim de implantarem este método na assistência neonatal.
2013 – O Grupo interdisciplinar de Assessoria à Maternidade passou a ser a Comissão Permanente de Apoio à Maternidade (Comater), composta por representantes dos serviços e setores que compõem a maternidade, os quais se reúnem sistematicamente para debater e encaminhar temas relacionados a manutenção da sua proposta filosófica.