Parecer de Desempenho Escolar (PDE) O PDE deverá ser preenchido pelo (a) professor(a), preferencialmente por mais de uma referência da escola ou pelo professor que mais conhece sobre as habilidades, competências e atitudes do aluno(a); apresentando uma síntese do desenvolvimento da criança em âmbito escolar. O PDE deverá ser levado pela família ao médico da equipe de atenção primária de saúde para encaminhamento a agenda Pediatria - Saúde na Escola.
Protocolos, Questionários e Anexos
Escolhemos o SDQ como instrumento de triagem para os problemas de dificuldades da aprendizagem devido suas características psicométricas. O questionário é composto por cinco subescalas: problemas de comportamento pró-social, hiperatividade/desatenção, problemas emocionais, problemas comportamentais e problemas de relacionamento (Nielsen, 2019). O rastreio precoce com o questionário SDQ, desenvolve algoritimos preditivos, os quais são úteis para triagem, identificando crianças com risco futuro aumentado de transtornos do neurodesenvolvimento (Nielsen et al. 2019). Quando respondido adequadamente apresenta boa sensibilidade (90%) e especificidade (94%), de fácil aplicação para obtenção de informações sobre problemas emocionais e comportamentais (van den Heuvel et al. 2017). O questionário SDQ deverá ser respondido pelos pais ou responsáveis legais. Solicitamos que a equipe da APS possa auxiliar o preenchimento do mesmo naqueles casos de baixa escolaridade dos pais ou na presença de dificuldade de compreensão dos itens a serem respondidos.
A Escala de Avaliação de Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV) é um questionário de domínio público, amplamente utilizado que mede os principais sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) (Overgaard et al. 2018; Hall et al. 2020). O SNAP-IV é uma ferramenta de triagem útil que identifica crianças com baixa probabilidade de ter TDAH e leva aquelas nas quais existe uma grande possibilidade de TDAH à atenção do médico para avaliação clínica (Alda and Serrano-Troncoso 2013). Os escores do SNAP-IV mostraram alta sensibilidade, mas baixa especificidade para o diagnóstico clínico (Hall et al. 2020). As avaliações dos pais sobre desatenção e hiperatividade/impulsividade foram bons preditores de pesquisa, mas não de diagnóstico clínico. Para as avaliações dos professores, apenas os escores de hiperatividade/impulsividade foram associados à pesquisa e ao diagnóstico clínico.