Notícias
Setor de Tecnologia da Informação do HU-UFSC aposta em infraestrutura
Maior velocidade nos computadores, mais segurança no tráfego das informações e dos ataques externos, estabilidade nos sistemas informatizados e melhoria no processamento digital. Estas são algumas das metas do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), que apostou na infraestrutura este ano para atingir estes objetivos.
Na prática, até o final deste ano o HU vai renovar sua rede ao receber 20 novos switchs, que são os equipamentos responsáveis por conectar todos os equipamentos informatizados. Nesta lista de conexão, entram os mais de 1.000 computadores ligados diariamente na instituição, impressoras, os equipamentos médicos informatizados, relógios ponto e todos os dispositivos que precisam estar conectados na rede, trocando dados.
“De que adianta ter computadores com alta performance, impressoras de ponta e equipamentos de qualidade se a troca dessas informações trava?”, explica o chefe da Setisd no HU-UFSC, Eduardo Claumann Neis, para dar exemplo da importância deste foco na área de infraestrutura. “Claro que continuamos renovando os computadores e equipamentos, mas esta estratégia é fundamental para a melhoria dos sistemas e processos como um todo”, justificou, acrescentando que os switchs usados atualmente estão desatualizados e não comportam que mais equipamentos entrem na rede.
Segundo ele, também serão instalados três novos servidores de rede. “Este tipo de investimento não é visível para o usuário comum, que normalmente associa a TI apenas como provedor de computadores e monitores, mas vai ser percebido ao longo dos meses, com mais velocidade no uso das soluções de TIC, mais segurança no parque computacional e melhorias nos processos institucionais”, resumiu.
Embora seja uma ação já conhecida do setor, ele fez questão de ampliar a divulgação desta estratégia para marcar, neste mês, o Dia do Profissional da TI, 19 de outubro. Com dois contratos terceirizados, o Setisd cuida da parte de Desenvolvimento (desenvolvimento, manutenção, sustentação, treinamento e documentação de sistemas de informação) e do Service Desk (central de atendimento ao usuário) e é responsável por toda a rede informatizada do hospital, o que envolve temas como backup de dados, trabalho remoto, implantação e suporte do AGHUx, reuniões online, segurança da informação, ataques cibernéticos, infraestrutura lógica e física, adequação do parque computacional de toda a rede para as exigências de segurança com a nova lei de proteção de dados (a LGPD), suporte ao usuário remoto ou local, o desenvolvimento de sistemas informatizados, entre outros.
Para ele, com esta estratégia e com esta equipe, o setor pretende consolidar o ano de 2022 como o ano de reforço na infraestrutura, além de estabelecer marcas importantes na área de sistemas, como a implantação de todos os módulos do AGHUx e o avanço nos painéis para tomadas de decisão, iniciando 2023 com capacidade para a melhoria de outras frentes do parque tecnológico, como ampliação da rede Wifi e renovação das estações de trabalho.