Notícias
Reitor da UFSC diz que meta é fortalecer vínculo entre HU e gestão da Universidade
O reitor Irineu Manoel de Souza falou no auditório do HU (Foto: Agecom)
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e a superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Ivete Ioshiko Masukawa, conversaram nesta quinta-feira, 6, com um grupo de servidores no auditório do hospital sobre temas como integração com a universidade, direitos dos trabalhadores, saúde mental dos servidores e vale-alimentação, entre outros.
Acompanhado da vice-reitora, Joana Célia dos Passos; do diretor de gabinete, João Luiz Martins, e do chefe de gabinete da reitoria, Bernardo Meyer, o professor Irineu explicou que o objetivo deste encontro, que deverá ser realizado semestralmente, é estreitar os laços entre o hospital universitário e a gestão da universidade. “A ideia é valorizar o hospital como parte integrante e importante da universidade, ouvir os servidores de todos os vínculos, valorizar as chefias e fortalecer o papel de ensino do HU”, explicou o reitor, que respondeu perguntas dos servidores, em um auditório lotado.
Sobre a integração entre as gestões do hospital e da universidade, o reitor explicou que já foi apresentada a proposta de inserir formalmente a superintendência do HU no Conselho Universitário (CUn). “Vamos ter reuniões periódicas para discutir temas de interesse dos servidores”, disse o reitor, acrescentando que uma de suas metas é reativar um departamento de pessoal da universidade para servir como canal formal para os servidores contratados pelo Regime Jurídico Único (RJU).
Os reitores falaram também sobre temas como trabalho remoto, ao ouvir a proposta dos servidores de participarem das discussões que estão acontecendo na universidade nesta área, e sobre a flexibilização. “São temas que estão no nosso radar e que estão sendo discutidos em parceria com a Ebserh e a superintendência”, explicou, reforçando que a ideia é tratar da gestão de pessoas de forma integrada, mesmo diante da complexidade por se tratar de vínculos diferentes.
Além destes, os gestores da universidade falaram sobre temas como escolha de chefias, escalas de trabalho, calendário de feriados, saúde dos trabalhadores, comunicação entre os diversos setores da universidade e do hospital, valorização de servidores públicos, papel da emergência no rede de saúde e estrutura administrativa do hospital, entre outros.
“Muita coisa que foi tratada aqui cabe à gestão do hospital e muita coisa diz respeito à universidade e à necessidade de fortalecer este vínculo entre o hospital e a gestão da universidade. Com certeza, vamos trabalhar neste sentido, estabelecer o que for de cada área e trabalhar para que este vínculo exista concretamente”, disse a vice-reitora, no encerramento do primeiro encontro formal com os servidores.
O professor Irineu disse que a conversa com os servidores superou as suas expectativas e explicou que todos os temas tratados foram anotados e servirão para ajudar a gestão a elencar suas prioridades. “Sempre houve o entendimento que o HU é UFSC e estamos resgatando este vínculo. Hoje podemos considerar como o primeiro passo para adoção destas medidas”, definiu o dirigente.
A superintendente do hospital agradeceu pela presença dos reitores e dos servidores no encontro, explicando que todas as demandas foram importantes para a discussão. “Todos os temas foram anotados e vamos conversar com as áreas envolvidas”, afirmou a gestora do HU, explicando que, além desta rodada de conversa na parte da manhã, foi marcado um encontro com os gestores da universidade e os servidores do período noturno, também no auditório, a partir das 18 horas.