Notícias
ESPECIALIDADE
Radiologia Intervencionista é serviço de referência no HU-UFSC
O médico Lucas Pazinato. radiologista intervencionista do HU-UFSC - Foto: Arquivo Pessoal
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), conta com Serviço de Radiologia Intervencionista e é referência estadual na especialidade, realizando desde biópsias e drenagens, até procedimentos complexos, como embolização de tumores, drenagem de vias biliares, tratamento de sangramentos digestivos, entre outros.
A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica que utiliza métodos de imagem, como raio-x, ultrassonografia e tomografia, para guiar procedimento diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos, com redução de riscos para os pacientes, menor tempo de internação e menos custos ao sistema de saúde.
“A Radiologia Intervencionista alia o uso de modernas técnicas de imagem disponíveis em nosso serviço em prol da população atendida. Por se tratar de um hospital universitário, o HU-UFSC é referência em alta complexidade para diversas especialidades com as quais a Radiologia Intervencionista coopera, através dos seus procedimentos, destacando-se transplante hepático, oncologia e cirurgia do aparelho digestivo”, relata o médico Lucas Pazinato, radiologista intervencionista do HU-UFSC.
“Consideramos o nascimento da Radiologia Intervencionista em 1964, quando o radiologista norte-americano Charles Dotter realizou a primeira angioplastia. Após isso, houve um crescimento exponencial da especialidade, acompanhando as inovações tecnológicas de equipamentos de imagem e de materiais”, informa.
No Brasil, as primeiras residências médicas em Radiologia Intervencionista surgiram há aproximadamente 20 anos. “Entretanto, foi apenas nos últimos sete anos que a formação dos médicos intervencionistas brasileiros se tornou mais completa, ao aliar procedimentos percutâneos, como biópsias, drenagens, ablação, com procedimento endovasculares, que são as embolizações e angioplastias, por exemplo”, esclarece o médico, informando, ainda, que para um profissional se tornar radiologista intervencionista, são necessários cinco a seis anos de formação, além da graduação em Medicina.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.