Notícias
SAÚDE MENTAL
Programação especial oferece atividades aos trabalhadores do HU-UFSC em alusão ao Janeiro Branco
Durante o mês de janeiro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), promoveu uma série de atividades voltadas aos trabalhadores da instituição, com o objetivo de estimular a reflexão, o diálogo e o cuidado com a saúde mental. A iniciativa integrou as ações alusivas ao Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a importância da saúde mental.
Idealizada e coordenada pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), a programação contou com a participação de voluntários e foi organizada de forma a contemplar diferentes turnos de trabalho. Entre as atividades desenvolvidas estiveram rodas de conversa, sessões de reiki, vivências com arteterapia e visitas guiadas ao Horto Didático de Plantas Medicinais.
De acordo com a psicóloga organizacional e do trabalho do HU-UFSC, Marcia Aparecida da Silva Creminacio, que organizou a programação, a proposta foi diversificar as práticas e ampliar o acesso dos trabalhadores às ações. “Tentamos diversificar as práticas e disponibilizar para turnos diferentes. As práticas integrativas foram voltadas ao planejamento para o ano de 2026, momento de pausa e olhar para si. Muito importante aos profissionais da saúde, que cuidam tanto dos outros e precisam de cuidados também”, destacou.
Sobre a atividade realizada no horto, a psicóloga explicou que a proposta foi promover uma desconexão do ritmo acelerado do cotidiano. “A ideia da visita ao horto foi com o intuito de sairmos um pouco do mundo acelerado e digital e nos conectarmos com a natureza, que é muito benéfica para a nossa saúde mental, melhora o humor e diminui o estresse, por exemplo. Fico muito feliz e agradecida pela parceria dos voluntários que fizeram acontecer o evento”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.