Notícias
EBSERH EM AÇÃO
HU-UFSC participa do maior mutirão de saúde pública do Brasil
Dentro do Programa Ebserh em Ação, desenvolvido desde 2024 nos hospitais universitários federais que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de são Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), participa, no próximo dia 13, do Dia E, grande mobilização nacional que vai encerrar as atividades do Ebserh em Ação 2025 nos 45 hospitais da Rede.
Essa é a última edição do Dia E em 2025, o maior mutirão de saúde pública do país, com mais de 52 mil procedimentos, sendo 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40 mil exames em todo o país, configurando o maior mutirão de saúde pública do Brasil.
Ao longo de 2025, o HU-UFSC realizou diversos mutirões, em variadas especialidades, ofertando mais de mil atendimentos, entre exames, consultas, cirurgias e procedimentos diversos. A meta do Ebserh em Ação é aumentar em 40% a oferta de atendimentos.
Só no mês de novembro, o HU-UFSC realizou dez mutirões, com um total de 197 procedimentos ofertados, reduzindo o tempo de espera por atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os resultados que estamos alcançando são fruto do empenho e da dedicação das equipes de todos os setores envolvidos”, comenta o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos.
Dia E
No próximo Dia E, o HU-UFSC vai ofertar 304 procedimentos, sendo 27 cirurgias e 277 exames, em diversas especialidades, incluindo ginecologia, odontologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia.
Em todos os mutirões realizados no HU-UFSC, o atendimento é regulado, ou seja, depende de o paciente já estar aguardando na lista de espera do SUS, e, embora a convocação para realização do procedimento não obedeça, necessariamente, ao critério de antiguidade, o fato de reduzir a quantidade de pessoas no aguardo por atendimento implica diretamente na redução do tempo de espera.
O Ebserh em Ação acontece em parceria com o Programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que também tem o objetivo de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso a atendimentos especializados.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.