Notícias
CAPACITAÇÃO
HU-UFSC sedia curso nacional de capacitação no Método Canguru
Teve início nesta segunda-feira (07/04), o curso de Capacitação de Tutores do Método Canguru na Atenção Hospitalar, promovido pela Coordenação-Geral de Atenção a Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde (MS) e coordenado pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), na condição de Centro Nacional de Referência no Método Canguru.
A psicóloga Zaira Aparecida de Oliveira Custodio é consultora do MS e coordenadora do Centro Nacional de Referência HU-UFSC e também do curso, que é realizado anualmente. “Esta capacitação é uma das estratégias de disseminação e fortalecimento do Método Canguru no Brasil que busca especializar novos tutores para a implementação das melhores práticas neonatais baseadas no acolhimento aos bebês e suas famílias, e na neuroproteção do desenvolvimento destes bebês nascidos prematuramente", destaca.
A capacitação ocorre de forma totalmente on-line, com carga horária de 40 horas e uma programação que inclui atividades em grupo e salas virtuais simultâneas. Participam profissionais de saúde que atuam na neonatologia dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Tocantins — estados acompanhados pelo HU-UFSC no contexto da rede de monitoramento do Método Canguru.
A abertura do curso contou com a participação do superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos. “O HU-UFSC tem orgulho de contribuir com a formação de profissionais que atuam na atenção neonatal. A qualificação das equipes reflete diretamente no cuidado prestado aos recém-nascidos e suas famílias”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.