Notícias
NOVEMBRO AZUL
HU-UFSC realiza mutirão dedicado à saúde do homem
Foto ilustrativa - Banco de Imagens - Freepik)
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Em alusão à campanha do Novembro Azul, que propõe ações para a saúde do homem, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza neste sábado, dia 29/11, mutirão de cirurgias para pacientes do sexo masculino. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação, uma parceria com o projeto Agora Tem Especialistas e com os ministérios da Saúde e da Educação.
Serão ofertadas quatro cirurgias de Ressecção Transuretral (RTU) da Próstata, procedimento indicado para hiperplasia benigna da próstata (HPB) em casos de maior gravidade. O Serviço de Urologia do HU-UFSC tem capacidade para realizar, em média, seis cirurgias de RTU por mês. Ou seja, com o mutirão deste sábado, a média desses procedimentos sobe cerca de 60% no mês de novembro.
O urologista Roberto Muller, um dos médicos do HU-UFSC que participará do mutirão, explica que o objetivo principal é reduzir o tempo de espera de pacientes com quadro mais grave. “São pacientes que já estão em acompanhamento há bastante tempo no serviço de Urologia do HU-UFSC, com jato urinário muito fraco ou que já fazem uso prolongado de sonda vesical de demora, apesar do tratamento medicamentoso otimizado. Alguns deles aguardavam a oportunidade cirúrgica há mais de um ano, e o mutirão permitiu antecipar essas cirurgias de forma segura e planejada”, afirma.
“A cirurgia vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes beneficiados (retirando a sonda ou recuperando a capacidade de urinar normalmente) e, ao mesmo tempo, reforçar a mensagem do Novembro Azul sobre a importância do cuidado com a saúde masculina e do diagnóstico precoce das doenças da próstata”, completa o médico.
Conscientização sobre a saúde masculina
O Novembro Azul é uma campanha essencial para quebrar o tabu que ainda existe em relação aos cuidados com a saúde do homem. Muitos pacientes só procuram o médico quando os sintomas já estão muito intensos, como no caso dos quatro homens que serão operados no sábado, que, de acordo com o médico, já viviam com sonda ou com grande dificuldade para urinar.
“A próstata é responsável por grande parte das consultas urológicas na faixa etária acima dos 50 anos, e tanto a hiperplasia benigna quanto o câncer de próstata são doenças silenciosas no início. A realização desse mutirão simboliza o compromisso do HU-UFSC e da Rede Ebserh não só com o tratamento, mas com a promoção da saúde masculina durante todo o ano, incentivando os homens a realizar exames preventivos (toque retal e PSA) a partir dos 50 anos (ou 45 anos se houver histórico familiar). Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura e menor o impacto na qualidade de vida”, diz o urologista.
Sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata, em sua fase inicial, é assintomático. Quando os sintomas aparecem, os mais comuns são: dificuldade para urinar, demora em iniciar e terminar a micção, presença de sangue na urina, diminuição da força do jato urinário e aumento da frequência urinária, especialmente à noite – sinais que devem ser investigados.
A campanha Novembro Azul chama atenção para o rastreio do câncer de próstata porque o que determina as chances de cura é o diagnóstico precoce. O câncer de próstata, quando diagnosticado nos estágios iniciais, oferece uma chance de cura de até 95%.
Diagnóstico e fatores de risco
O diagnóstico é realizado principalmente por meio dos exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal. Quando os resultados apresentam alterações, é indicada a biópsia da próstata. Todo homem tem o risco de desenvolver esse câncer, mas esse risco é maior entre aqueles com histórico familiar da doença, homens mais velhos, negros e pessoas com obesidade. O rastreamento deve começar aos 50 anos para a população em geral e aos 45 anos para homens com histórico familiar de câncer.
Hábitos saudáveis e saúde da próstata
Não há uma forma específica de prevenção primária para o câncer de próstata. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis e mudanças no estilo de vida têm impacto positivo na prevenção de doenças, inclusive o câncer. Manter um peso corporal adequado, praticar atividade física, parar de fumar, consumir pouco álcool e ter uma alimentação equilibrada trazem benefícios significativos à saúde em geral.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.