Notícias
MUTIRÃO
HU-UFSC realiza cirurgias para tratamento de Fissura Labiopalatina
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) promoveu um mutirão de cirurgias para o tratamento da fissura labiopalatina, uma condição que afeta cerca de um em cada 600 nascidos vivos. Na última semana do mês de junho, a equipe de Cirurgia Craniofacial dedicou seus esforços a esse evento, que faz parte de uma campanha mundial de conscientização sobre a doença.
A fissura labiopalatina ocorre na sexta semana de gestação e exige tratamentos multidisciplinares que acompanham os pacientes desde o nascimento até a idade adulta. Os pacientes beneficiados pelo mutirão do HU-UFSC foram encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), regulados pela fila do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento atendeu tanto casos primários, que ainda não passaram por tratamento, quanto secundários, que necessitam de revisões.
O objetivo foi oferecer tratamentos especializados adaptados à idade adulta, com cirurgias planejadas para cada caso específico. Durante a semana, foram realizadas rinoplastias complexas, palatoplastias, rinolabioplastias, tratamento de fístulas oro-nasais e refinamentos estéticos. Médicos residentes em Cirurgia Plástica, anestesiologistas, equipes de enfermagem, chefias e profissionais administrativos estiveram envolvidos na organização e execução das cirurgias.
"A fissura labiopalatina afeta não apenas a estética, mas também a função respiratória, a fonação, a fala, a audição e a alimentação, além de aumentar a frequência e gravidade de doenças respiratórias em pacientes não tratados", explica Luís Gustavo Ferreira da Silva, Cirurgião Plástico Craniofacial e integrante do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HU-UFSC. "Nosso objetivo é enfrentar o maior número possível de alterações, oferecendo uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes", completou.
Esse foi o terceiro mutirão realizado pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HU-UFSC em 2024, após mutirões de otoplastias e blefaroplastias. Outros eventos estão sendo planejados para o restante do ano, reforçando o compromisso do hospital com a atividade assistencial, de ensino e pesquisa, além de conscientizar a sociedade sobre os desafios e conquistas proporcionados pela cirurgia plástica.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.