Notícias
DIA MUNDIAL DA QUALIDADE
HU-UFSC participa da 6ª edição da AVAQualis
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza entre os dias 17 de novembro e 19 de dezembro a 6ª edição da Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis). A ação faz parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali) e tem como objetivo fortalecer a cultura de melhoria contínua nos hospitais universitários federais que integram a Rede Ebserh. Em 2025, a avaliação interna ganha destaque durante as comemorações do Dia Mundial da Qualidade, celebrado em 13 de novembro.
Neste ano, a AVAQualis concentra-se nas linhas de cuidado perinatal, cirúrgica, oncológica, de urgência e emergência, seguindo o Plano de Negócios da Ebserh e as diretrizes da Portaria-Sei nº 35/2021, que orienta o planejamento, a execução e a análise dos resultados das ações de qualidade.
Programação local
Os avaliadores iniciarão as visitas in loco no dia 17 de novembro. Como parte da preparação, será realizada uma reunião com os gestores no dia 14 de novembro, para apresentar os objetivos, etapas, metodologia, requisitos e cronograma da avaliação, além de esclarecer eventuais dúvidas.
De acordo com Jaqueline Nunes Flores, chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, nas avaliações anteriores o HU apresentou altos índices de conformidade, evidenciando o engajamento das equipes, a maturidade dos processos de gestão e a consistência das práticas assistenciais. “Esses resultados demonstram o esforço coletivo em manter um padrão elevado de desempenho. Com o engajamento das chefias e de todas as equipes, o hospital tem plenas condições de aperfeiçoar ainda mais seus resultados, fortalecendo sua imagem institucional e consolidando-se como uma instituição de excelência”, destaca.
“A iniciativa tem como objetivo a melhoria contínua dos processos de gestão e assistência, em alinhamento às diretrizes da Ebserh e às boas práticas de qualidade e segurança do paciente”, acrescenta Jaqueline.
Avaliação interna e melhoria contínua
A AVAQualis é uma atividade periódica e não punitiva, conduzida por Comissões de Avaliação Interna da Qualidade em cada hospital. Nessas etapas, as equipes locais verificam o cumprimento de requisitos definidos no Manual do PGQuali, o que permite identificar oportunidades de aprimoramento e consolidar relatórios encaminhados à Superintendência e à Administração Central da Ebserh.
Segundo a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh, Márcia Amaral Dal Sasso, os resultados obtidos pela AVAQualis e consolidados em relatórios encaminhados à Superintendência do Hospital Universitário e à Administração Central da Ebserh “são fundamentais para refletir a realidade dos HUF, considerando o grau de conformidade dos processos e identificando oportunidades de aprimoramento”.
Márcia destaca que qualidade e segurança são dimensões indissociáveis do cuidado em saúde. Isso porque a proposta é de identificar todos os procedimentos de saúde sujeitos a riscos e adotar medidas sistemáticas para mitigá-los, considerando as prioridades nacionais e locais.
Indicadores internacionais
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade em saúde é o grau em que os serviços de saúde para indivíduos e populações aumentam a probabilidade de desfechos desejáveis de saúde e estão em conformidade com o conhecimento profissional atual. “Assim, qualidade não se restringe à segurança do paciente: ela também envolve equidade e cuidado centrado na pessoa — princípios que orientam o trabalho desenvolvido pelo SGQ e pelas equipes dos Setores de Gestão da Qualidade (STGQ) dos HUF”, frisa Márcia.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.