Notícias
HUMANIZAÇÃO
HU-UFSC inaugura solário da UTI Neonatal
O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última quinta-feira (26/02) a inauguração do novo solário da UTI Neonatal. Com infraestrutura adequada, o novo solário foi projetado para oferecer mais conforto e proporcionar um espaço de convivência que permita a aproximação e a troca não apenas entre familiares e seus bebês, mas também entre as famílias que vivenciam a experiência da internação neonatal.
Instalado no espaço anexo à Unidade Canguru, o novo solário foi construído e equipado com recursos de orçamento próprio, no valor total de R$ 580 mil. O local conta com poltronas, cadeiras, sombreiros e capacidade para atender as necessidades das famílias que estão com seus bebês na UTI Neonatal.
Em decorrência das obras do novo solário, também foi feita a adaptação da área de convivência da lanchonete e do espaço de espera no acesso ao refeitório do hospital. Essas áreas ficam exatamente abaixo do novo solário, e a intervenção nelas foi necessária para garantir acesso ao segundo andar pela parte externa do edifício durante a realização da obra.
Segundo a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), Daniela Quadros, as obras foram iniciadas em maio de 2025 e concluídas em fevereiro de 2026. “O projeto, como um todo, buscou a qualificação dos espaços e a melhoria na convivência entre os usuários. O espaço localizado em frente ao refeitório, com a área ampliada, passa a acomodar melhor as filas de acesso e a se integrar ao pátio da lanchonete por uma parede de vidro, trazendo para dentro do prédio o visual do jardim ali implantado”, destaca.
Canguru
O solário integra as ações de fortalecimento do Método Canguru no Brasil, política pública regulamentada pela Portaria nº 930 do Ministério da Saúde. Segundo psicóloga do HU-UFSC Zaira Aparecida Custódio, consultora do Método Canguru, o espaço está alinhado às diretrizes do método, que tem como um de seus pilares o acolhimento.
“O Solário faz parte de um projeto de fortalecimento das boas práticas. Trata-se de um espaço de área aberta, com sol e contato com o ambiente externo, pensado para que as mães, acompanhantes, e também os profissionais tenham um ambiente contíguo à UTI Neonatal, que naturalmente envolve estresse e tensões pontuais”, afirmou.
Além disso, o solário deve apoiar atividades coletivas conduzidas pela equipe. “A gente pretende usar esse espaço também para as rodas de conversa e as reuniões que realizamos com as famílias uma vez por semana”, explica Zaira.
A chefe da UTI Neonatal, Ivanessa Vieira, enfatizou que a permanência prolongada dos pacientes e de suas mães exige estratégias que ampliem o cuidado para além da assistência clínica. “Não é o esperado ou o planejado em uma gestação, mas, diante dessa realidade, precisamos proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado. Esse espaço foi pensado com muito carinho para minimizar o impacto do período de internação”, afirmou, agradecendo à gestão e às equipes envolvidas na execução do projeto.
Para o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, as entregas integram a estratégia institucional de qualificação da ambiência e de fortalecimento da humanização no hospital. “Mais do que intervenções estruturais, essas ações impactam diretamente o bem-estar de recém-nascidos, familiares e equipes, ao proporcionar ambientes mais acolhedores, organizados e adequados ao descanso e ao convívio”, afirma. Segundo o superintendente, a iniciativa reforça a compreensão de que o cuidado também passa pelas condições do espaço físico: “Cuidar é oferecer conforto, dignidade e apoio emocional durante toda a permanência no hospital”.
Para o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a iniciativa reforça o papel do hospital como referência em assistência, ensino e extensão. “Esta inauguração tem um impacto importante na qualidade do ambiente e no cuidado com as mães e os recém-nascidos. São investimentos de grande relevância para a humanização e para a qualidade da assistência”, afirmou.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.