Notícias
RETROSPECTIVA
HU-UFSC encerra ano de 2025 com obras de melhoria, modernização de serviços e consolidação de projetos
O ano de 2025 foi de consolidação de projetos de melhorias e modernização dos serviços oferecidos à sociedade, investimentos em equipamentos e infraestrutura, estruturação de áreas de assistência, mutirões, adequação de estruturas e instalação de novos equipamentos no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Para o superintendente do hospital, Spyros Cardoso Dimatos, esses avanços são resultado da integração dos trabalhos das equipes na instituição, lembrando também da necessidade de melhorias constantes. “No ano de 2025, conseguimos consolidar uma série de projetos importantes para as atividades desenvolvidas por nossos colaboradores e para a oferta de serviços assistenciais no HU-UFSC. São investimentos em infraestrutura, adequação de áreas assistenciais, oferta de serviços e obras de ampliação, que foram possíveis graças à atuação de nossas equipes agindo em parceria para garantir esses avanços. O desafio é manter esse ritmo de investimentos e melhorias, sempre com foco na qualidade dos serviços que prestamos à sociedade”, avalia o gestor.
Mutirões
O HU-UFSC participou, junto com os demais 44 hospitais da Rede Ebserh, do último Dia E – Ebserh em Ação do ano, realizado em 13 de dezembro. Foi o maior mutirão de saúde da história do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilização que integrou o Programa Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com a edição de dezembro, a Rede Ebserh ultrapassou a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Localmente, no último Dia E, o HU-UFSC ofertou um total de 304 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos diagnósticos e cirurgias, contribuindo para reduzir tempo de espera e facilitar o acesso da população a atendimentos especializados no SUS.
Maternidade e melhorias
Esses investimentos coincidiram com as comemorações dos 45 anos da instituição e dos 30 anos da maternidade do HU-UFSC, que foi beneficiada com os primeiros investimentos do ano, em janeiro, com as adequações no Alojamento Conjunto. Em março, a UTI Neonatal recebeu novos berços aquecidos que, além de possibilitar o controle da temperatura, contam com equipamento que monitora vários parâmetros e mantêm a pressão positiva dos pulmões, auxiliando, assim, numa eventual necessidade de reanimação do bebê.
Outra aquisição relevante foi o novo aparelho para realizar o Teste da Orelhinha, mais moderno, que garante maior agilidade e confiabilidade ao exame. O novo exame é muito mais rápido, levando apenas de 6 a 7 segundos por ouvido, em comparação ao anterior, que demorava até dois minutos, aumentando o conforto do pequeno paciente.
Infraestrutura e área ambiental
Ainda no primeiro trimestre, em fevereiro, o destaque foram obras nas áreas externas que aprimoraram acessos e circulação, reforçando a segurança de usuários e trabalhadores e proporcionando melhor acessibilidade. Houve, também, readaptação de espaço físico para atendimentos quimioterápicos e trocas de pisos do terceiro e quarto andar.
Na área ambiental, o HU-UFSC iniciou a destinação de resíduos orgânicos provenientes do preparo de refeições para a coleta seletiva da autarquia responsável pela execução dos trabalhos de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos na cidade de Florianópolis.
O gerente administrativo do hospital, Nélio Franciso Schmidt, comenta que as equipes da área operacional trabalham em parceria, atendendo as demandas de todos os setores. “O papel da equipe da Gerência Administrativa foi fundamental neste ano de 2025. Graças ao empenho de todas as unidades, setores e divisões, conseguimos desenvolver projetos fundamentais para melhoria das estruturas operacionais e para melhor atendimento aos nossos pacientes e demais usuários do hospital”, afirmou.
Investimentos
Os investimentos e avanços na área assistencial continuaram ao longo do ano. Em maio, no aniversário de 45 anos do hospital, foi entregue a obra de ampliação da UTI Adulto, com investimento de R$ 403,7 mil, aumentando de 14 para 16 leitos. Em setembro, entrou em operação o novo laser urológico de alta potência, adquirido com recursos próprios, ampliando os procedimentos da Urologia. Em novembro, o HU-UFSC consolidou mais de R$ 1 milhão em novos equipamentos para diversos setores da instituição.
Na reorganização da assistência, a reativação do Raio-X da Emergência, em março, reduziu o tempo de permanência dos pacientes e melhorou o fluxo interno. Em setembro, o Projeto Lean nas Emergências, em implementação há quase um ano, apresentou resultados positivos na otimização do atendimento.
Avanços
Levantamento realizado no primeiro semestre apontou que a teleconsultoria oferecida na área de Neuropediatria possibilitou a redução significativa da fila de espera, que caiu de 900 para 78 crianças em um ano.
No segundo semestre, o hospital voltou a ter atendimento porta aberta na Emergência Pediátrica. A medida foi viabilizada em parceria entre HU-UFSC, Ebserh, Secretaria Estadual da Saúde (SES) e reitoria da UFSC, com a contratação de novos profissionais.
"O ano começou com melhorias na nossa área assistencial, na maternidade, e terminou com um grande mutirão que mostrou a força de nossa equipe e o engajamento dos profissionais do HU em prol do cidadão. Gostaria de acrescentar que nada disso seria possível sem o apoio de todos os setores do HU e da gestão, que apoia as demandas da área assistencial sempre que possível", disse a gerente de Atenção à Saúde, Monique Mendes Marinho.
Ensino e Pesquisa
O ensino e a pesquisa também avançaram em 2025. Em outubro, o HU-UFSC e o Centro de Ciências da Saúde da UFSC inauguraram o Laboratório de Simulação Clínica, ampliando a estrutura disponível para estudantes, residentes e profissionais, além de outras conquistas, conforme citou a gerente de Ensino e Pesquisa, Jane da Silva.
“Neste ano, conseguimos, graças à atuação dedicada de nossas equipes, fortalecer de forma significativa as atividades de ensino e pesquisa no HU. Entre os principais destaques estão, além da inauguração do Laboratório de Simulação Clínica, o apoio à criação de novos programas de residência médica, como os de Psiquiatria e Endoscopia Digestiva, e a consolidação das atividades desenvolvidas em nosso Centro de Pesquisa Clínica”, disse a gerente.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.