Notícias
AUDITORIA
Evento “Diálogos em Rede” promove debate sobre auditoria interna e controles no HU-UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta terça-feira (12/08) o evento “Diálogos em Rede: Auditoria Interna e a Gestão no Fortalecimento do Ambiente de Controle”. Voltada aos gestores do hospital e auditores da Rede Ebserh, a iniciativa buscou promover um espaço de diálogo e capacitação sobre a integração entre auditoria interna, controles internos e gestão hospitalar.
A abertura contou com a participação do gerente administrativo do HU-UFSC, Nélio Francisco Schmitt, da superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) em Santa Catarina, Patrícia Maria Quintanilha de Moura, do auditor geral da Ebserh, Marcus Vinícius de Azevedo Braga, e do chefe de gabinete da Reitoria da UFSC, Bernardo Meyer.
Na abertura do evento, Nélio Schmitt destacou o objetivo do encontro: “Fortalecer a cultura de integridade, governança e controle interno são pilares essenciais à excelência na gestão pública”. Segundo ele, a presença e o apoio das instituições parceiras são fundamentais e demonstram o compromisso de todos com o aprimoramento da administração pública, papel essencial do gestor.
Segundo Bernardo Meyer, o HU-UFSC tem obtido bons resultados nas avaliações nacionais de auditoria interna da Rede Ebserh. “A importante melhoria de gestão é aquela que tem valor para os olhos do público, usuário do serviço público. Essas são as grandes melhorias que precisamos almejar enquanto gestores”, acrescentou.
Durante sua fala, o auditor geral da Ebserh, Marcus Vinícius de Azevedo Braga, destacou a função do auditor interno no âmbito dos hospitais da Rede. “O objetivo é ajudar a construir soluções a partir do que é detectado, através das recomendações em diálogo com a gestão”, destacou.
Ao falar sobre o papel do auditor, Patrícia Maria Quintanilha de Moura, superintendente da CGU, ressaltou que ele deve ser percebido como um facilitador para que a gestão funcione cada vez melhor e de forma mais eficiente. “Hoje em dia, quando a auditoria chega, ela realmente quer melhorar o processo de gestão. Ela realmente quer olhar o que é estratégico para o gestor e auxiliar para que ele consiga alcançar seus objetivos objetivo estratégicos”, completou.
De acordo com o auditor do HU-UFSC, Júlio César Peres Simi, a participação dos auditores evidencia que a Auditoria Interna não tem como foco apontar responsáveis. “Nosso papel é avaliar atos e fatos de gestão, promovendo a troca de informações e reflexões com a gestão para adoção de ações que fortaleçam o ambiente de controle administrativo e viabilizem soluções para eventuais não conformidades. Essa aproximação com a gestão, em uma caminhada compartilhada e respeitando as respectivas alçadas, busca auxiliar na construção de soluções e no aprimoramento das atividades, garantindo a execução das políticas públicas e a entrega dos resultados esperados pela sociedade”, concluiu.
Programação
As palestras abordaram diferentes perspectivas sobre auditoria interna e governança. O auditor chefe da UFSC, Ivan Almeida de Azevedo, falou sobre a integração entre as auditorias da UFSC e do HU-UFSC, destacando desafios e contribuições para o controle institucional. Marcus Vinícius de Azevedo Braga apresentou a visão estratégica da auditoria interna na Rede Ebserh e os desafios para o fortalecimento do ambiente de controle nos hospitais universitários. Douglas Aparecido da Silva, auditor do HE-UFPel, tratou da experiência da auditoria interna local na integração com a gestão e na contribuição para os mecanismos de controle institucional. Edson de Menezes Fernandes, auditor do CHC-UFPR, compartilhou práticas de auditoria interna e sua articulação com a governança hospitalar, apresentando casos e aprendizados da instituição. O auditor do HU-UFSC, Júlio César Peres Simi, discutiu caminhos para o fortalecimento do ambiente de controle no HU-UFSC e o papel da auditoria interna no apoio à gestão. Encerrando as apresentações, o chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU-UFSC, Rodolfo Amando Schmitz, destacou a importância da governança, riscos e controles internos na cultura institucional, apontando avanços e perspectivas.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.