Atenção Domiciliar
O Hospital Escola UFPel EBSERH atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS.
A Unidade de Atenção Domiciliar e dos Cuidados Paliativos (UADCP) do Hospital Escola da UFPel EBSERH conta com dois programas: o Melhor em Casa e o PIDI, destinados ao cuidado de pessoas que necessitam atendimento domiciliar pelo menos semanalmente.
O encaminhamento aos programas deve ser feito pelos formulários abaixo, EXCLUSIVAMENTE por MÉDICOS ou ENFERMEIROS.
Lembramos que o simples encaminhamento não garante a admissão no Serviço.
Cada paciente referenciado receberá um atendimento inicial, na qual será avaliada a indicação.
Abaixo se encontram os critérios de admissão.
CRITÉRIOS DE ADMISSÃO:
CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS: Pessoas com condições oncológicas que necessitam de atendimento domiciliar semanal ou diário para alívio de sintomas e sofrimento de difícil controle, bem como melhoria da qualidade de vida.
CUIDADOS PALIATIVOS NÃO ONCOLÓGICOS: Pessoas com condições de saúde crônicas ou agudizadas cujos sintomas causam sofrimento intenso ao paciente e família, com difícil controle, requerendo atendimento domiciliar semanal ou diário. Podem se enquadrar pacientes com quadros neurológicos, demenciais, pneumopatias, cardiopatias, hepatopatias, dentre outros.
CONDIÇÕES COMPLEXAS PEDIÁTRICAS: Podem ser encaminhadas crianças, desde que necessitem atendimento domiciliar semanal, como as que possuem malformações congênitas, prematuridade, síndromes e condições complexas.
LESÕES DE PELE de difícil manejo pela equipe assistente, que requeiram AVALIAÇÃO SEMANAL no domicílio, além do possível uso de coberturas especiais.
-->Por exemplo:
# Lesões por pressão (LPP) em estágio avançado (NPUAP III, IV e NC) ou em vários locais, com necessidade de reavaliação frequente (http://eerp.usp.br/feridascronicas/recurso_educacional_lp_1_4.html)
# Úlceras vasculares ou Lesões por Pressão (LPP) infectadas ou com piora aguda, sem resposta ao manejo inicial.
# Lesões oncológicas de pele.
ANTIBIOTICOTERAPIA PARENTERAL DOMICILIAR (OPAT) para tratamento de infecções moderadas a severas, desde que haja mínima estabilidade clínica para permanência no domicílio. No momento, temos autorização da CCIH para realizar a prescrição e administração parenteral de somente alguns antibióticos (entre em contato para discutir o caso antes de encaminhar).
DESOSPITALIZAÇÃO: Pessoas que estejam hospitalizadas e tenham plano de alta para casa, com necessidade de ATENDIMENTO DOMICILIAR SEMANAL. Neste caso, pede-se que o profissional responsável pelo encaminhamento entre em contato com a equipe de acolhimento da UADCP para que sejam acertados os detalhes da alta e disponibilidade do serviço.
Lembre-se de que algumas necessidades pós-alta devem ser encaminhadas durante a internação hospitalar:
# Alimentação enteral
--> Via Farmácia do Estado e/ou Aapecan, p. exemplo
# Medicações fornecidas pelo SUS
--> Via Farmácia municipal
--> Via Farmácia do Estado
--> Via Farmácia Popular
# Sondas
# Materiais de curativo
# Insumos diversos
--> Oxigenoterapia domiciliar
--> Cama hospitalar
--> Colchão pneumático
Nossa área de abrangência é a ZONA URBANA da cidade de PELOTAS/RS.
Pacientes residentes na ZONA RURAL de Pelotas ou arredores podem ser atendidos, desde que possuam residência, mesmo que temporária (durante a internação domiciliar), na ZONA URBANA de Pelotas.
COMO ENCAMINHAR PACIENTE

Formulário para CUIDADOS PALIATIVOS
Formulário para LESÕES DE PELE
Formulário para ANTIBIOTICOTERAPIA DOMICILIAR
Formulário para DESOSPITALIZAÇÃO
Dúvidas podem ser tiradas através dos números: (53) 3284.4969 (ligação e WhatsApp) das 8h às 12h, com a equipe de acolhimento.