Notícias
NOVEMBRO ROXO
Serviço de Neonatologia promove a 3ª Semana da Prematuridade
Na última semana, o Serviço de Neonatologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) organizou uma atividade de extensão universitária com palestras e oficinas relativas ao Dia Mundial da Prematuridade, em 17 de novembro. Esta edição abordou, entre outros assuntos, os procedimentos após a alta; a organização parte da Gerência de Ensino e Pesquisa do CHC, como um evento de extensão.
A data foi criada em 2009. A primeira Semana do Complexo HC aconteceu na mesma época da instituição da Lei 18462/15, a qual prevê a obrigatoriedade de ações de conscientização sobre a saúde do recém-nascido prematuro. A principal campanha para a prematuridade é o Novembro Roxo.
“Focamos na vida depois do hospital”, disse Leticia Helpa , uma das coordenadoras. “A família também tem papel fundamental na adaptação da criança à nova realidade”.
O físico Albert Einstein, a bailarina Anna Pavlova, o matemático Isaac Newton e o músico Stevie Wonder: todos nasceram antes das 37 semanas de gestação, período que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define um bebê como prematuro.
Segundo estimativas do órgão, a cada 10 crianças nascidas no mundo, uma encaixa-se na condição.
Miriam Rodrigues dos Reis é mãe e participou pela segunda vez do evento. “Sempre é emocionante. Sabemos a emoção que todas sentem; todo dia, a gente aprende alguma coisa com os médicos e as enfermeiras”, afirmou. Em média, 30 pessoas prestigiaram as atividades, por dia.
Esperança
A terceira edição da Semana do Prematuro CHC contou com diversas palestras e oficinas. As ações abordaram a alimentação, o Método Canguru, orientações pós-alta e acompanhamento, neurodesenvolvimento da criança e a prevenção de acidentes.
Essencial na relação mãe-bebê, a posição Canguru reflete o contato pele a pele entre eles. Em março de 2014, a UTI Neonatal do Complexo HC-UFPR recebeu o certificado de referência no método pelo Ministério da Saúde.
Na quarta-feira, 15, o Serviço de Neonatologia promoveu a 1ª Caminhada da prematuridade e 1º Encontro de ex-prematuros, no Parque Barigui, em Curitiba. A iniciativa foi acompanhada por cerca de 50 pessoas e houve sorteio de brindes.
“Queremos mostrar que é uma condição, mas, não é uma sentença”, ressaltou Cintia Lopes, uma das coordenadoras da Semana. “A criança pode se desenvolver e ter qualidade de vida. A intenção é inspirar as mudanças necessárias”.
Apoio
De 13/11 a 17/11, fotos de ex-pacientes foram expostas no corredor em frente ao Alojamento Conjunto, na Maternidade do HC. As atividades também aconteceram no local. Aline Malachoski é mãe e participou pela terceira vez.
“O maior significado é a troca de experiências. Contar seu depoimento, conversar com outras mães. Só tenho que elogiar e dar parabéns ao Hospital. A assistência continua mesmo depois que a gente sai”, declarou. “De repente, alguém que precisa vê uma criança que nasceu tão pequena estar muito bem, sem nenhum tipo de sequela. É muito importante para que ela enfrente outro dia. Pretendo vir em outras semanas”.
O Serviço de Neonatologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná possui um quadro multiprofissional: oferece orientação psicológica, da Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Neurologia, Enfermagem e Obstetrícia. Em junho deste ano, a UTI Neonatal do CHC comemorou 20 anos de atendimento à população.
Confira a galeria de imagens:
Foto: Leticia Helpa (Serviço de Neonatologia - CHC/UFPR).