Notícias
Complexo HC inaugura Centro de Atenção à Doença Renal Crônica
O Complexo HC realizou nesta quinta-feira (19) a entrega do Centro de Atenção à Doença Renal Crônica e reativação da hemodiálise. As novas instalações levam o nome do Professor Dr. Adyr Soares Mulinari, como homenagem a um dos professores pioneiros da área de nefrologia do CHC e que marcaram a história da medicina do Paraná.
Durante a cerimônia, o médico nefrologista e professor de medicina da UFPR, Rogério Mulinari, lembrou sobre a história acadêmica e profissional do professor Adyr Mulinari na nefrologia, que teve sua formação em medicina na UFPR e especializou-se em instituições no exterior, bem como agradeceu em nome de toda a família a homenagem a seu pai exaltando também o reconhecimento do CHC à área de nefrologia.
“Estou certo que o trabalho apenas começou. O Centro de atenção à doença renal crônica professor Adyr Mulinari era objetivo de muitos de nós, que estamos aqui para oferecer atendimento a todos, e ainda um painel de excelência em terapia renal susbstitutiva, incluídas as diferentes modalidades de diálise e hemodiálise, a preparação e segmento de transplantes renais em associação com os colegas da urologia”, comentou o médico.
“Em 1964, o HC iniciou a diálise como um dos hospitais pioneiros, mas em 1996 foi desativada para pacientes crônicos. Então, hoje é um dia muito importante, pois marca um grande retorno para este Complexo hospitalar”, destacou a superintendente do CHC Claudete Reggiani.
A Nefrologia do CHC e o Centro de Atenção à Doença Renal Crônica (CADCR)
O atendimento ambulatorial da nefrologia contempla a assistência dos pacientes que apresentam algum tipo de disfunção renal. Estes, são acompanhados em consultas médicas regulares, onde a evolução da doença renal crônica (DRC) é monitorada pela avaliação clínica e pelo controle dos exames. Em dezembro de 2019, teve inicio uma das modalidades de Terapia Renal Substitutiva em nível ambulatorial: a Diálise Peritoneal domiciliar. A qual se insere nas atividades do CADRC.
Nesta modalidade, o paciente portador de DRC realiza parte do tratamento no próprio domicílio, através da inserção de solução para filtragem do sangue na cavidade peritoneal. Dando continuidade a essa terapia, o paciente se desloca mensalmente ao ambulatório do CADRC para avaliação das equipes médica e multiprofissional (enfermagem, nutrição, psicologia e assistência social).
Com a inauguração do CADRC, haverá a ampliação das atividades assistenciais da nefrologia, por meio da Hemodiálise Convencional Ambulatorial, modalidade terapêutica em que o paciente se desloca até o serviço três vezes por semana. Cada sessão de hemodiálise tem duração de quatro horas. A Hemodiálise Convencional Ambulatorial se configura em atendimento especializado de alta complexidade e requer profissionais com capacitação direcionada às Terapias de Substituição Renal.
O Centro de Atenção em Doença Renal Crônica, Prof Dr Adyr Soares Mulinari, conta com equipamentos modernos para a realização das sessões de hemodiálise. Possui tratamento de água por osmose duplo passo, reprocessamento dos filtros dialisadores automatizados, equipe multiprofissional especializada para oferecer atendimento de excelência a todos seus pacientes.