Notícias
A função essencial dos farmacêuticos para a assistência à saúde
Os farmacêuticos são profissionais imprescindíveis no processo de assistência à saúde e possuem uma atuação abrangente em diversas áreas. No CHC estes profissionais estão presentes nas áreas de Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Hematologia.
Dentro de um hospital escola, como o Complexo, busca-se também a cooperação com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Isso inclui o cuidado com o fluxo dos medicamentos dentro da instituição e orientação aos pacientes internados e ambulatoriais, visando a eficácia dos tratamentos.
“O farmacêutico deve buscar sempre a atualização constante dos conhecimentos técnicos-científicos, o que permite orientar o uso seguro e racional de medicamentos, garantindo a segurança e a efetividade do tratamento, podendo intervir sempre que necessário”, explica a farmacêutica do Setor de Farmácia Hospitalar do CHC, Yoshie Marice Matsuoka Sbalqueiro.
Setor de Farmácia Hospitalar
Dentro do Setor de Farmácia Hospitalar trabalham 31 farmacêuticos, que atuam na avaliação das prescrições médicas; orientação de alta hospitalar; atendimento de pacientes no Ambulatório de Atenção Farmacêutica; manipulação de medicamentos quimioterápicos antineoplásicos; avaliação da qualidade dos medicamentos adquiridos pelo hospital; realização da conciliação medicamentosa; supervisão das atividades de adequação de formas farmacêuticas; etiquetagem de medicamentos para o sistema de código de barras; preparo dos germicidas hospitalares e preparo dos kits cirúrgicos e dispensação de medicamentos.
“Nosso objetivo principal é garantir o uso seguro e racional de medicamentos, a partir do desenvolvimento de todas as atividades realizadas pela equipe”, destaca a chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do CHC, a farmaceutica Gisela Manasses Lucas.
Laboratório de Análises Clínicas
A Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (ULAC) do CHC conta com 50 farmacêuticos especialistas, mestres, doutores e pós doutores que se especializaram nas áreas de micologia, bacteriologia, virologia, imuno-hematologia, bioquímica e imunogenética. Esses profissionais participam ativamente das análises laboratoriais, da pesquisa e das atividades de ensino do CHC UFPR.
A chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do CHC, a farmacêutica Marisol Dominguez Muro, destaca que “a profissão farmacêutica é tão antiga quanto o anseio do homem em aplacar a dor” e lembra que o curso de Farmácia foi um dos pioneiros da UFPR, participando do início das atividades da primeira universidade do país.
“Os farmacêuticos, em conjunto com os demais profissionais da equipe multiprofissional do laboratório, participam ativamente do diagnóstico e acompanhamento laboratorial, dando suporte para os pacientes acometidos pela Covid-19, num momento extremamente desafiador”, destaca Marisol.
Hematologia
Na área de Hematologia, os farmacêuticos atuam no CHC dentro da Unidade Transfusional. No Banco de Sangue são responsáveis por todos os procedimentos nas bolsas de sangue que chegam como verificação da centrifugação, controle de qualidade, testes de compatibilidade, testes de fenotipagem, controle de temperatura dos hemocomponentes bem como seu transporte em segurança.
Desempenham também um trabalho muito específico, realizado por poucos profissionais no país, que é o processamento de medula óssea e células tronco, uma ação muito rigorosa que pode chegar a 8h de manuseio para concluir e que vai garantir o sucesso das transfusões.