Notícias
HUMANIZAÇÃO E FÉ
HUSE-Unirio recebe visita do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro
O Hospital Universitário dos Servidores do Estado (HUSE-Unirio), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta quarta-feira, 7, a visita de Dom José Maria Pereira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade. Gestores, servidores e pacientes estiveram presentes na celebração, que iniciou as comemorações alusivas ao dia do santo, comemorado em 20 de janeiro.
Por ser ecumênico, o HUSE está aberto a todas as representatividades espirituais, considerando a liberdade religiosa e a diversidade, além de respeitar a identificação religiosa de cada pessoa, se atentando ainda a normas sanitárias e de saúde durante qualquer atividade, seja religiosa ou não.
A missa, realizada na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do HUSE-Unirio, iniciou a programação da trezena de São Sebastião e contou com a presença do coordenador assistencial Marcelo Camara e do superintendente do HUSE, João Marcelo Ramalho, que destacou a importância da fé e da espiritualidade no ambiente hospitalar.
"Independentemente da religião, a fé é um poderoso aliado da saúde. Há estudos que comprovam a melhora da imunidade, adesão a tratamentos, melhora da dor, da qualidade de vida e saúde mental. Pudemos hoje renovar nossa fé e nutrir nosso espírito de esperança, confiança e otimismo, sendo uma excelente maneira de começar um ano cheios de desafios", afirmou o superintendente.
Durante a celebração, o bispo destacou que o tema da trezena deste ano, “São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade”, ressalta a importância da união, da harmonia e da paz nas famílias e na sociedade. Após a missa, o bispo visitou algumas enfermarias do hospital, tais como a pediatria e a oncologia, e áreas administrativas, levando uma palavra de fé e abençoando toda a comunidade hospitalar do HUSE.
Sobre a Ebserh
O HUSE-Unirio é resultado da fusão entre o Hospital Federal dos Servidores do Estado e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, e faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2025. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh