Notícias
PESQUISA E INOVAÇÃO
HUGG-Unirio participa do maior evento de inovação em saúde da América Latina, a FIS Week 25
No período de 5 a 7 de novembro, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou da FIS Week 25, o maior evento de inovação, criatividade e tendências de saúde da América Latina. É a primeira vez que a instituição participa da convenção com um estande apresentando as principais linhas de inovação, além da atuação em ensino e pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS).
O gerente de Ensino e Pesquisa do HUGG, Daniel Aragão, explica como foi processo de decisão para participação do hospital no evento: “fizemos reuniões estratégicas dentro da Gerência de Ensino e Pesquisa e com o colegiado executivo para avaliar a melhor maneira de apresentar o hospital nesta feira de inovação. Foi então que decidimos trazer algumas ferramentas inovadoras que tivessem sido construídas ou que o hospital tivesse sido espaço para a criação delas de alguma forma. Trouxemos alguns destaques de estudos e pesquisas científicas de mestrado e doutorado que tenham sido realizados dentro no HUGG”.
A FIS Week 25 foi um evento promovido pela iniciativa FIS, organização sem fins lucrativos que objetiva ampliar o acesso à saúde pública e privada. É a maior comunidade de saúde da América Latina, que conta com uma rede de mais de 40 empresas e entidades parceiras.
“A importância da nossa participação é a possibilidade de mostrar as nossas ferramentas, nossos programas de pós-graduação, mostrar o que é trabalhado tanto no hospital, quanto na universidade, incentivados pela Ebserh. Isso nos coloca em um outro patamar, em pé de igualdade com outras instituições que já têm um know how conhecido na área de inovação tecnológica em saúde, principalmente”, finalizou Daniel Aragão.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo e Carla Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh, com informações da Agência Brasil