Notícias
JORNADA CIENTÍFICA
HUGG realiza 44ª Jornada Científica integrada à Semana de Integração Acadêmica da Unirio
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), vinculado à Ebserh, realizou em 23 de outubro a 44ª Jornada Científica, integrada à Semana de Integração Acadêmica da Unirio. Entre 9h e 16h, estudantes bolsistas dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e de Iniciação Tecnológica (PIT) apresentaram, em formato de banners, resultados parciais e finais de seus planos de estudo, com exposição distribuída pelos andares das unidades clínicas e cirúrgicas do hospital.
Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa, Daniel Aragão Machado, a Jornada integra o calendário acadêmico mais amplo da universidade. “A Unirio está realizando a Semana de Integração Acadêmica, e cada pró-reitoria organiza eventos que integram os resultados das atividades executadas ao longo do ano. O HUGG participa com a Jornada Científica, em que apresentamos os trabalhos de bolsistas do PIC e do PIT, fruto da parceria entre a Ebserh e o CNPq”, afirmou.
Daniel destacou o papel da mostra para aproximar estudantes, docentes e equipes assistenciais. “É o momento de apresentar o que desenvolvemos em pesquisa e inovação tecnológica dentro do hospital. Nossa proposta não é só mostrar resultados, mas chamar pessoas interessadas pelas temáticas para se inserirem nas linhas de pesquisa dos programas, articulando graduação e pós-graduação com o corpo assistencial no mesmo espaço”, disse.
Para o gerente, o contato direto com a produção científica impacta a trajetória acadêmica dos estudantes. “Nós trabalhamos na formação do espírito científico. O contato com a pesquisa e com pesquisadores de excelência estimula o estudante a continuar desenvolvendo conhecimento para além do aspecto técnico do seu campo de formação”, afirmou. Ele ressaltou ainda a vocação do ambiente hospitalar: “O hospital, como sede da maioria dos cursos da área da saúde, é um dos ambientes de maior produção de conhecimento dentro da universidade”.
Os trabalhos apresentados contemplaram diferentes áreas, incluindo biomarcadores em HTLV-1, autocuidado dos pés no diabetes, câncer colorretal, abordagem de pessoas vivendo com HIV em uso de TARV, eficiência da citologia tireoidiana, desfechos maternos no diabetes gestacional. No PIT, houve estudos sobre realidade virtual aplicada a dor e estresse em pacientes internados, custos da neuromielite óptica no SUS, gestão de suprimentos com análise envoltória de dados, práticas integrativas e investigações em neurocognição associada ao diabetes, entre outros.
Sobre a EBSERH
O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle integra a Rede EBSERH desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh