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Pesquisa aponta que 97,6% dos usuários indicariam o Hucam-Ufes para um conhecido
Pacientes e acompanhantes avaliaram serviços assistenciais do Hucam-Ufes
Vitória - Entre pacientes e acompanhantes ouvidos pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), de maio a dezembro do ano passado, 97,6% recomendariam a instituição a familiares e amigos. A porcentagem foi a mesma encontrada na média dos demais hospitais federais universitários da Rede Ebserh que realizam a Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários SUS. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira, 23, ao Conselho de Administração da Rede Ebserh.
Foram 1.442 entrevistados na filial capixaba da Ebserh. A nota geral de satisfação dos usuários foi 9.0, numa escala que vai até 10. A nota também foi a mesma da média encontrada nas outras unidades da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
O questionário continha avaliação de vários itens em cinco grandes áreas: Roupa/Limpeza/Lixo; Estrutura; Atendimento no Ambulatório; Atendimento na Internação; e Refeições. O respondente pôde optar por avaliar apenas uma ou várias dessas áreas. A iniciativa é realizada desde 2014, sendo responsável por mudanças em diversos hospitais da rede, de forma a atender melhor pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica.
A superintendente do Hucam-Ufes, professora Rita Checon, destacou o bom histórico do hospital neste levantamento:
"O Hucam-Ufes sempre é muito bem avaliado nas pesquisas de satisfação do usuário e isso é fruto do bom trabalho aqui realizado. A escuta atenta ao usuário é uma eficaz ferramenta para gestão propor ações contínuas de melhorias",
A pesquisa tem como objetivos fornecer um diagnóstico para as áreas de governança, dar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito aos itens avaliados na pesquisa a partir do olhar e da experiência dos próprios usuários identificar e fortalecer pontos fortes e identificar e aprimorar pontos com fragilidades.
Segundo o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, os resultados ajudarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão, por exemplo, para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais. “A realização periódica de pesquisas de satisfação dos usuários, além de atender a dispositivos legais, oportuniza a busca da melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão e usuário dos serviços públicos”, salientou Rezende.
Os usuários puderam participar de diversas formas: por meio de formulário eletrônico com acesso informado por QR Code em cartazes afixados nos hospitais; por contato telefônico feito por profissionais do hospital; e ainda utilizando formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais. Segundo Diego Rezende, com a amplificação das formas de contato e do prazo de coleta, foi possível maior participação.
Acesse o resultado da pesquisa.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh