Notícias
Ensino, Pesquisa e Inovação
Hucam-Ufes realiza seu primeiro Curso de Extensão em Saúde Digital
Vitória (ES) - O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realizou nesta terça-feira, 27/05, seu primeiro Curso de Extensão em Saúde Digital. O evento, sediado no auditório do Complexo Ambulatorial do hospital, reuniu autoridades, profissionais de saúde, docentes, discentes e gestores para debater os impactos das tecnologias digitais na assistência e na formação em saúde, consolidando o hospital como referência em inovação e integração acadêmica no Espírito Santo.
O curso, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hucam-Ufes, foi apresentado como uma iniciativa pedagógica voltada a profissionais de saúde, docentes, discentes e gestores, com o objetivo de discutir os impactos das tecnologias digitais na prática assistencial e na formação em serviço. Segundo a GEP, no âmbito do Hucam-Ufes, foi registrado um aumento de 25% no número de teleconsultas entre os anos de 2023 e 2024, evidenciando a consolidação da saúde digital como componente estratégico na qualificação da assistência.
Autoridades destacam inovação e desafios
Durante a solenidade de abertura, a gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam-Ufes, Gláucia Abreu, ressaltou a importância da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão:
“Um dos nossos grandes desafios era fazer com que o hospital universitário vivesse integralmente as ações da Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalhar o tripé da universidade, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, era fundamental. Nós temos, junto com a equipe da gerência, trabalhado arduamente para que essa integração aconteça, de forma constante", destacou a gerente, que continuou: "Nesse sentido, eu queria também agradecer à Alta Gestão do Hucam e à Ebserh, pelo apoio constante e permanente que a gestão tem dado às ações da GEP. Então, é um prazer muito grande poder hoje reunir Saúde Digital ao curso de extensão”.
Representando a Superintendência do Hucam-Ufes, o gerente administrativo Cesar Augusto Dias de Oliveira ressaltou o desafio de integrar ensino, pesquisa e assistência em uma instituição 100% SUS:
“Nós temos um elo muito importante, que é das vocações acadêmicas para a formação dos nossos profissionais e, ao mesmo tempo, do atendimento às demandas e às necessidades do gestor local do Sistema Único de Saúde. Falar sobre saúde digital, inovação e inteligência artificial é extremamente importante nesse ambiente que nós estamos inseridos, um ambiente universitário. Hoje nós formamos o profissional do amanhã. Precisamos formar profissionais que estejam preparados para os desafios do mundo cada vez mais conectado”.
O diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, Helder Mauad, pontuou o protagonismo do Hucam-Ufes em temas de inovação e saúde digital:
“A Gerência de Ensino e Pesquisa é muito comprometida com o Hucam, o nosso grande campo de prática. E o retorno disso chega a todos nós principalmente para a parte acadêmica, de pesquisa e de extensão e assistência, ou seja, todos os pilares da universidade”.
A diretora de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (ProEx), Lídia Gurgel Neves Hora, destacou o caráter extensionista do curso e o compromisso da universidade em apoiar iniciativas que promovam a integração com a sociedade:
“A área da Saúde aqui tem forte caráter extensionista, com trabalhos tão bonitos e tão relevantes nesse contato com a comunidade. Vejo muito potencial nisso que vocês estão fazendo. Tem muitas coisas ainda na área da Saúde que não foram desenvolvidas e que podem utilizar tecnologia para avançar. Contem com a Proex”.
Também durante a mesa de abertura, o diretor setorial técnico-científico da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel Santos, enfatizou o papel da fundação no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Espírito Santo, destacando investimentos per capita em pesquisa superiores à média nacional e a integração de diferentes atores do sistema estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Já Érico Sangiorgio, diretor-geral do Instituo Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), mencionou casos concretos do uso de inteligência artificial na Saúde, como o projeto Padtech, desenvolvido em parceria com a Ufes, que utiliza IA para diagnóstico precoce de câncer de pele, especialmente relevante para municípios capixabas com alta incidência da doença. O uso de IA foi apontado como solução para lidar com o crescente volume de informações médicas e tornar a assistência mais eficiente e personalizada, segundo explicou.
"O curso guarda total aderência com o que temos discutido sobre o que vem por aí para os próximos anos", concluiu Sangiorgio.
O curso
A programação contemplou discussões sobre a formação em saúde digital, o impacto e a aplicação da inteligência artificial nos cenários de ensino e assistência, a transformação tecnológica no aprendizado na área da saúde, o desenvolvimento de competências digitais para profissionais, além de experiências interdisciplinares em educação a distância. Foram debatidos, ainda, o uso de ferramentas digitais na prática clínica, os desafios éticos e operacionais da inovação tecnológica, e exemplos práticos de projetos de inteligência artificial.
Confira aqui a programação
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.