Notícias
EXTENSÃO
Curso no Hucam qualifica profissionais para cuidados com paciente com obesidade
VITÓRIA (ES) - Com 2.540 pacientes atendidos em cirurgias bariátricas desde que foi criado, em 2001, o Programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) realizou, nesta sexta-feira, o IV Curso de Extensão, com o objetivo de qualificar equipes profissionais de saúde de toda rede para toda a linha de cuidado com o paciente com obesidade, desde o acolhimento até os cuidados pós-operatórios. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O cirurgião do aparelho digestivo e chefe do programa de cirurgia bariátrica do Hucam-Ufes, Gustavo Peixoto, explicou que o curso de extensão deste ano ganha uma importância extra devido à necessidade de capacitar profissionais da rede básica para acolher e tratar estes pacientes que passam pelos tratamentos no Hucam, que dispõe de técnicas avançadas e menos invasivas para estes procedimentos. “Crescemos na assistência e temos que avançar, oferecendo este cuidado no pós-operatório”, disse o médico, que é chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica do hospital.
A assistente social do programa de cirurgia bariátrica, Ana Paula Ribeiro Ferreira, coordenadora do curso de extensão e da residência multiprofissional em saúde do adulto, explicou que esta iniciativa é importante para que a rede possa contar com profissionais qualificados. “São acadêmicos, profissionais do Hucam e profissionais da rede básica que estão recebendo informações técnicas sobre os procedimentos e os cuidados necessários para tratar estes pacientes”, afirmou.
De acordo com os organizadores do evento, realizado no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM) do hospital, a projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que neste ano 2,5 bilhões de adultos sejam diagnosticados com sobrepeso e mais de 700 milhões estejam na faixa de obesidade. O número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões. “No Brasil, esses índices crescem cada vez mais e significam um desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a cerimonialista na abertura do curso.
O superintendente do hospital, Lauro Monteiro Vasconcellos Filho, parabenizou a equipe pela realização do evento, lembrando que o Hucam está na vanguarda da linha de cuidado para pacientes bariátricos e afirmou que o papel da instituição é justamente de apoiar e incentivar essas iniciativas e valorizar profissionais que aceitam desafios para melhorar a qualidade da assistência à saúde. “É isso que a gente espera de cada um de nós. O que a gestão puder facilitar e contribuir, nós faremos”, afirmou.
O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, Helder Mauad, afirmou que a área de saúde é a que mais tem programas de extensão na universidade e é preciso que a sociedade conheça essas atividades e que os professores envolvidos sejam valorizados. “Fico feliz de que um evento como este esteja acontecendo na nossa universidade, pois quem sai ganhando é a sociedade”, afirmou.
O pró-reitor de Extensão da Ufes, Ednilson Silva Felipe, também ressaltou a importância de dar destaque às atividades de extensão e valorizar estes programas, que têm impacto direto na sociedade. “Estamos trabalhando em várias frentes para valorizar a extensão e o extensionista”, explicou, detalhando iniciativas que a universidade está desenvolvendo nesta área.
O IV Curso de Extensão – Fundamentos em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que marca os cinco anos do projeto de extensão “Fortalecimento e ampliação da linha de cuidado em obesidade na rede pública do Espírito Santo”, contou com quatro mesas-redondas, 16 temas, 16 palestrantes e espaço para debates e esclarecimento de dúvidas durante todo o dia.
A programação científica foi aberta com uma mesa-redonda sobre os desafios e estratégias no cuidado integral da obesidade e em seguida Gustavo Peixoto apresentou uma palestra sobre dados epidemiológicos da obesidade.
No evento, foram apresentadas ainda palestras sobre o programa de cirurgia bariátrica do Hucam, a ações do programa de cirurgia bariátrica e metabólica para o fortalecimento da linha de cuidado na rede pública, os desafios para implantação desta linha de cuidado no Estado, questões hormonais, nutricionais e comportamentais no pré e pós-operatório, atuação da equipe multiprofissional, consumo de álcool e cirurgia bariátrica, os tipos de cirurgias, o reganho de peso, os cuidados de enfermagem e outros temas relacionados.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social