Notícias
TELESSAÚDE
Curso de feridas e curativos ganha inscrições de todo o País e no exterior
O curso à distância sobre feridas e curativos oferecido pelo Telessaúde Espírito Santo despertou o interesse de profissionais de saúde até do exterior. O curso recebeu um total de 803 inscrições: 241 do Espírito Santo, 561 de outros estados brasileiros e uma inscrição do Peru.
A plataforma é mantida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O curso é dividido em quatro módulos e é autoinstrucional, ou seja, o aluno pode fazer o curso em seu próprio tempo, avançando no estudo dos módulos sozinho e recorrendo ao instrutor somente em caso de dúvidas. As aulas começaram no dia 03 de abril, e a duração vai de acordo com os prazos estabelecidos pelo aluno. Ao final do curso, o profissional recebe o certificado de conclusão.
O conteúdo do curso sobre feridas e curativos capacita o profissional de saúde para lidar com as escaras, que são os ferimentos de pele que acometem os pacientes acamados se não houver cuidado. Nas aulas, o aluno aprende ou aprimora o reconhecimento da estrutura e do funcionamento da pele, fica sabendo como funciona a cicatrização, reconhece os principais fatores que facilitam ou prejudicam a cicatrização, conhece as técnicas de curativos e também novas tecnologias para o tratamento das feridas.
Segundo a coordenadora da Unidade de Telessaúde do Hucam, Carmen Barreira Nielsen, o número de inscritos foi maior do que o esperado pelo fato de a abrangência não cobrir apenas o Espírito Santo.
"Este curso estava previsto ficar aberto 12 dias para preenchimento das vagas e, após dois dias, fechamos as inscrições pois atingimos um número muito superior ao esperado. Atribuímos este grande número de interessados pela abrangência que o Telessaúde ES tem atualmente não apenas no âmbito Estadual, mas também Nacionalmente no que diz respeito a Tele-educação.”
Ainda segundo ela, as web palestras atingiram a marca de aproximadamente 16 mil visualizações e um dos fatores que contribuem para esse alcance é o número de profissionais de saúde cadastrados: cerca de 4.600.
“As redes sociais também têm contribuído para a divulgação e hoje temos quase 4 mil seguidores no Youtube (principalmente de profissionais da América Latina e de países de Língua Portuguesa) e não menos importante a temática do referido curso que parece ser importante no dia a dia da APS."
A educação é uma das vertentes do Telessaúde, que promove cursos à distância como forma de capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde e, em consequência, melhorar o atendimento à população.
O Telessaúde é um programa que integra ensino e serviço à distância utilizando ferramentas de tecnologia da informação. Foi criado pelo Ministério da Saúde e tem como foco a Atenção Primária à Saúde.
Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do ES