Notícias
PEDIATRIA
Há 18 anos, Programa Pedagogia Hospitalar do HUAP garante a educação de crianças e adolescentes hospitalizados
De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um direito de todos e dever do Estado. Com o objetivo de garantir esse direito às crianças e adolescentes hospitalizadas no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/Ebserh), o Programa Pedagogia Hospitalar atua desde 2004 por meio de convênio entre o município de Niterói e a unidade hospitalar, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, realizando cerca de 200 atendimentos por mês.
“Atuamos na enfermaria pediátrica, diariamente, e por demanda nos demais espaços do hospital onde se encontrem crianças internadas. A visita diária aos leitos proporciona a formação e a manutenção do vínculo com os estudantes”, explica o coordenador do Programa no HUAP, professor Victor Vita. Por meio de diversas atividades baseadas nas diretrizes curriculares da educação de Niterói, a equipe identifica o nível de conhecimento do aluno e o que ele pode aprender, e continua o processo de aprendizado baseando-se no projeto vigente para o ano letivo.
Em 2022, o projeto intitulado Processo Criativo tem como objetivo trazer a arte como fio condutor de um trabalho multidisciplinar. Foram pensadas atividades de rotina e atividades independentes, que buscam estimular a leitura por meio de contação de histórias e empréstimo de livros, de acordo com o gosto e a necessidade de cada aluno. “Essas atividades visam a consolidação da aprendizagem por meio de estratégias pensadas para serem iniciadas e finalizadas no mesmo dia”, explica Victor.
Para as crianças que necessitam de mais de 14 dias de internação, a Pedagogia Hospitalar entra em contato com a escola de origem do aluno, a fim de aproximar as atividades aplicadas no hospital com as trabalhadas em sala de aula e, dependendo da exigência da escola, são realizadas avaliações. Ao receber alta, o estudante retorna às suas atividades cotidianas. “Devido às rotinas de internação e outros contratempos do atendimento, nem sempre conseguimos cumprir tudo o que planejamos, e sempre respeitamos o tempo que as crianças estão dispostas a participar das atividades”, conclui o professor.
Nova estrutura no HUAP
No início de abril, o programa recebeu novos materiais pedagógicos para melhoria da estrutura da sala de aula onde são realizadas as atividades conduzidas pelos professores, que são ligados à Secretaria Municipal de Educação/Fundação Municipal de Educação de Niterói. A configuração do novo mobiliário tem formato circular, possibilitando a interação e a socialização entre os estudantes e facilitando a troca de experiências.
“Os alunos têm a oportunidade de entender e respeitar as perspectivas dos demais colegas de classe. Uma alternativa para utilização pedagógica das mesas e cadeiras é explorar suas cores, medidas, material de construção, entre outras”, afirma a professora Simone Botelho, que integra o programa. A nova estrutura da Pedagogia Hospitalar do HUAP foi adquirida pela Fundação Municipal de Educação de Niterói, que desde 2004 atua em convênio com a Secretaria Municipal de Educação e o Hospital Antônio Pedro.
Unidade de Comunicação Social (UCS)