Notícias
NOVA REABILITAÇÃO CARDÍACA
Após dois anos desativado, Huap reabre Centro de Reabilitação Cardíaca
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) reinaugurou, em 25 de março, o Centro de Reabilitação Cardiovascular. O espaço esteve fechado por dois anos e com o apoio da direção do hospital e de doações, o centro conseguiu reativar suas atividades recebendo pacientes cardiopatas do ambulatório do hospital universitário, em Niterói.
Para o médico cardiologista, Pablo Marino Correa Nascimento, as expectativas são as melhores possíveis diante do novo espaço. “Estamos iniciando nossas atividades com os pacientes antigos do hospital, que fizeram até mesmo um abaixo-assinado para que o centro de reabilitação cardiovascular do Huap voltasse a funcionar, devido à sua importância no tratamento terapêutico e físico desses pacientes”.
Trabalhando no Huap há sete meses, a fisioterapeuta Flávia Gomes Pereira também teve que colocar a mão na massa para que o novo centro atendesse às exigências funcionais e a aplicação de normas técnicas. “Envolvemos todos que poderiam ajudar diretamente para a melhoria do centro: a equipe de manutenção, marcenaria, elétrica, etc. A gente teve uma dificuldade em relação a certos materiais para exercícios de força e conseguimos com a Achuap (associação de colaboradores do HU) a doação das caneleiras, de pesos, faixas de resistência entre outros materiais de fisioterapia para utilizarmos com os pacientes”. A também fisioterapeuta da reabilitação, Daniela Rodrigues Mendonça, acrescenta que além da parte aeróbica, exercícios de equilíbrio e do fortalecimento muscular, a monitorização do paciente cardiopata é feito de forma contínua: "aferimos a pressão arterial e a frequência cardíaca. Alguns pacientes estavam parados com os exercícios e por isso estamos começando bem devagarzinho, mas a animação de todos é grande!”, garantiu Daniela.
Paciente há oito anos da reabilitação cardíaca do Huap, Katia da Silva (55), moradora de Charitas, é só elogios com a reabertura do espaço. “Quando soube da reabertura do centro, estava dentro do ônibus, e chorei, pois fazendo os exercícios aqui (no Huap) por três vezes na semana, eu tinha mais atividade, mais vigor. Antes me sentia muito cansada até mesmo para descer uma escada”. Além da cardiologia, a aposentada é paciente da psiquiatria e da gastroenterologia do hospital universitário.
O quadro do Centro de Reabilitação Cardiovascular do Huap é composto por médico cardiologista, médico do exercício e do esporte, equipe de fisioterapia e também tem o apoio da faculdade de nutrição. No momento, o atendimento é realizado na segunda-feira e quinta-feira, das 8h às 12h, no 2º andar.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap/UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Unidade de Comunicação Social (UCS)