Quem somos e o que fazemos?
Você Sabia?
A EBSERH possui uma Diretriz de Humanização que tem como objetivo direcionar e aprimorar as atividades de humanização da atenção hospitalar, sem interferir na autonomia dos hospitais vinculados à Empresa.
A Diretriz salienta que a PNH define a humanização como um modo de fazer inclusão, como uma prática social ampliadora dos vínculos de solidariedade e corresponsabilidade, realizando-se pela inclusão, nos espaços da gestão, do cuidado e da formação, de sujeitos e coletivos.
O é que a Comissão de Humanização?
A Comissão de Humanização é “espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que funciona à maneira de um órgão colegiado e se destina a empreender uma política institucional de resgate dos valores humanitários na assistência, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde” BRASIL, 2001.
Tem natureza permanente, composição multidisciplinar, caráter aberto e é regida por Regimento interno próprio. Reporta-se diretamente à Superintendência da instituição.
Atribuições da Comissão de Humanização
Segundo a Diretriz Ebserh de Humanização, são atribuições da Comissão de Humanização:
- Avaliar os projetos da instituição, de acordo com a política nacional de humanização;
- Fazer diagnósticos da situação hospitalar em termos de serviços humanizados;
- Conceder e implantar novas iniciativas de humanização, que venham beneficiar, os administradores, os profissionais de saúde e os usuários;
- Criar alternativas e soluções que ajudem a melhorar o atendimento e o trabalho em termos de humanização dos serviços;
- Elaborar e implantar planos operacionais de ações humanizadas;
- Estimular troca de conhecimentos, experiências e pesquisas em humanização já existentes;
- Possibilitar, difundir e consolidar a criação de uma cultura de humanização democrática, solidária e crítica;
- Utilizar os parâmetros da assistência hospitalar do “Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar”;
- Sensibilizar a direção da instituição para a importância e os benefícios da humanização dos serviços de saúde.
Objetivos da Comissão de Humanização
- Apoiar e estimular as ações de humanização no Hospital;
- Garantir a gestão participativa aos trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores;
- Aumentar o grau de satisfação dos trabalhadores e usuários;
- Contribuir para a melhoria do atendimento e acolhimento dos usuários;
- Desenvolver a cultura de humanização na instituição;
- Ampliar o diálogo entre os trabalhadores, entre esses e a instituição e entre esses grupos e a comunidade;
- Discutir e repensar constantemente os serviços prestados pelo Hospital;
- Garantir qualidade da produção de saúde;
- Incentivar o trabalho em grupo;
- Incentivar a divulgação dos direitos usuários e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta;
- Garantir as informações aos usuários e acompanhantes;
- Fomentar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis;
- Intervir na melhoria dos processos de trabalho, incentivando o aumento da participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão;
- Promover o desenvolvimento, autonomia e protagonismo das equipes e da população;
- Reduzir filas e tempo de espera;
- Refletir sobre a dinâmica das equipes de trabalho.
Saiba Mais Acesse aqui a Diretriz Ebserh de Humanização
Brasil. Ministério da saúde. Programa Nacional De Humanização Da Assistência Hospitalar. [manual na internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. [Acesso em 31 out 2025]. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf>
Composição
Conforme Portaria n° 113 de 21 de março de 2025
Marcelen Palu Longhi –Enfermeira do Setor de Gestão da Qualidade.
Luciana Camargo de Oliveira Melo -Enfermeira do Setor de Gestão da Qualidade.
Flalrreta Alves Dos Santos Moura Fé -Analista Administrativo - Relações Públicas
Lais Madalena De Paula Souza - Ouvidora.
Jaqueline Da Fonseca - Assistente Administrativo
Alice Cristiane Dib –Enfermeira - Setor de Hotelaria Hospitalar
Joice Cléia Dos Santos Gomes- Assistente Administrativo
Queren Carolaine Sabino Moreira- representante dos trabalhadores terceirizados da empresa ORBENK
Ana Paula da Silva Bertocco- representante dos trabalhadores terceirizados da empresa RCA
Adriane De Nadai Donini - Assistente Administrativo DIVGP
Denise Oliveira da Silva - Assistente Administrativo DIVGP
Alessandra Zavarise –Técnico em Enfermagem GEP
Ana Izaura Basso De Oliveira - Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde
Rosilene De Oliveira Rosa Joao - Enfermeira da Unidade de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica
Ilda Da Conceição Peixoto Da Hora - Técnico em Enfermagem da Unidade da Criança e do Adolescente.
Marcela Moreira Nascimento Prieto - Enfermeira do STIDS
Daniela Florencio Da Silva - Técnico em Enfermagem da Unidade do Paciente Crítico
Daniel Ferreira Dahdah - Terapeuta Ocupacional- Unidade Multiprofissional
Tatiana De Souza Godoi - Enfermeiro- Unidade de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica
Daniela Kuguimoto Andaku Olenscki - Chefe do Setor de Cuidados Especializados
Adriano Bottaro- Voluntário representante da TRUPE do Riso
Plano da Comissão de Humanização
Plano de Ação da CH - 18 set. 2025
