HumanizaSUS
A Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estratégia do Ministério da Saúde do Brasil, criada em 2003, com o objetivo efetivar de princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Ela é conhecida como a "HumanizaSUS" e busca colocar as pessoas no centro do cuidado, valorizando os vínculos, a escuta qualificada, o acolhimento e a corresponsabilidade entre todos os envolvidos.
A PNH se estrutura a partir de:
• Princípios
• Métodos
• Diretrizes
• Dispositivos
Princípios
- Transversalidade -Desestabilização das fronteiras dos saberes, das relações de poder na produção do trabalho em saúde. Transformação das relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos.
- Indissociabilidade entre atenção e gestão - O cuidado (atenção) e a forma como os serviços são organizados (gestão) devem caminhar juntos. Participação ativa dos usuários no processo de tomada de decisão
- Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos- Considera a autonomia e o protagonismo dos sujeitos inseridos no processo de cuidado e gestão da saúde. Incentiva a participação ativa de usuários, trabalhadores e gestores na construção dos processos de saúde.
Método
- Tríplice inclusão
Inclusão dos diferentes sujeitos, usuários, trabalhadores de saúde e gestores nos processos de produção e gestão do cuidado. Isso significa co-protagonismo e corresponsabilidade no modo de fazer saúde.
É incorporada uma cultura de gestão que acolhe as discussões como fonte potencial de mudança, compreendendo os analisadores sociais – fenômenos que desestabilizam modelos tradicionais de atenção e gestão.
O coletivo e as redes colaborativas, comprometidas com a produção de saúde, são incentivadas. De sua construção emergem movimentos transversalizados e as suas interrelações e propagações são capazes de apoiar os atores em seu processo de trabalho e decisões práticas, transformando até mesmo as relações de poder e saber existentes nas relações entre diferentes sujeitos.
Diretrizes
- Acolhimento (saiba mais) em construção
- Cogestão (saiba mais) em construção
- Clínica ampliada (saiba mais) em construção
- Valorização do trabalhador (saiba mais) em construção
- Ambiência (saiba mais) em construção
- Defesa dos direitos dos usuários (saiba mais) em construção
Dispositivos da PNH
- Acolhimento com Classificação de Risco;
- Equipes de Referência e de Apoio Matricial;
- Projeto Terapêutico Singular e Projeto de Saúde Coletiva;
- Projetos Cogeridos de Ambiência
- Colegiado Gestor;
- Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde;
- Visita Aberta e Direito à Acompanhante;
- Programas de Qualidade de Vida e Saúde para os Trabalhadores da Saúde;
- Grupo de Trabalho de Humanização (GTH);
- Câmaras Técnicas de Humanização (CTH);
- Projeto Memória do SUS que dá certo.
Efeitos esperados das práticas de Humanização
- Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;
- Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
- Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;
- Garantia dos direitos dos usuários;
- Valorização do trabalho na saúde;
- Gestão participativa nos serviços.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 72 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde)