Notícias
ENSINO E PESQUISA
Estrutura e serviços do HU-UFSCar contribuem para formação e especialização de médicos na região
SÃO CARLOS (SP) - Com quatro programas de residência médica, 24 residentes em atividade atualmente e 14 vagas anuais para formação de especialistas, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se consolida como um polo estratégico para a formação de médicos na região de abrangência da instituição, atuando como hospital de ensino integrado à rede de atenção à saúde. Ao longo da formação, os estudantes do curso de medicina da UFSCar passam pelo HU-UFSCar em 11 disciplinas do projeto pedagógico. Especialmente para o sexto ano, são cinco disciplinas.
“O HU-UFSCar/Ebserh contribui de forma decisiva para a qualificação da formação médica ao oferecer cenários assistenciais de ensino, alinhados às necessidades regionais de saúde, fortalecendo a integração ensino–serviço–comunidade e contribuindo para a fixação de profissionais bem formados e comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS) na região”, avaliou o superintendente do hospital, Thiago Luiz de Russo.
O superintendente destaca os investimentos realizados, ao longo dos últimos anos. em infraestrutura e em pessoas, para o sucesso deste processo de formação: "O HU-UFSCar está em constante crescimento. Novos serviços estão sempre atrelados à melhoria da infraestrutura física, com o aumento de salas de ensino e também a valorização da preceptoria. Investimos rotineiramente na formação dos nossos preceptores. Este esforço é refletido nos resultados do Enamed e na avaliação da satisfação do ensino da rede Ebserh", acrescentou.
O chefe da Divisão Médica do HU, Humberto Sadanobu Hirakawa, disse que o hospital é fundamental para a formação de profissionais na região devido à qualidade dos serviços prestados à população. “O HU-UFSCar, embora ainda seja um hospital secundário, vem se consolidando como um centro de excelência no cuidado e este acaba sendo o grande diferencial dos alunos da UFSCar, a excelência técnica, ética e de responsabilidade social”, avaliou.
Segundo ele, a Medicina é um campo em constante transformação e o HU-UFSCar está na vanguarda do desenvolvimento dessas competências que são necessárias à formação dos profissionais médicos, como agentes do cuidado individual e agentes de transformação social. Hirakawa é ginecologista e obstetra e acha que os formandos devem aproveitar ao máximo esta experiência de especialização.
“A minha mensagem é esta: aproveitem todas as oportunidades que lhe são oferecidas, aquelas que são oferecidas de forma sistematizada pelos programas e aquelas oportunísticas. Participe de discussões com olhar crítico e reflexivo; mais do que aprender com seus professores e preceptores, entenda como e por que eles fazem como fazem. A Medicina muda constantemente e é necessário compreender que a atualização contínua é necessária”, orientou o médico.
A gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Renata Pedrolongo Vasso Vanelli, explicou que a instituição forma especialistas nos programas de residência em Medicina da Família e Comunidade, com duas vagas anuais, Pediatria, Clínica Médica e Psiquiatria, todos com quatro vagas anuais cada. Na residência de Pediatria, atualmente há 12 profissionais em formação. Além disso, os alunos do sexto ano cumprem as disciplinas de Medicina ambulatorial, Saúde da Criança IV e Saúde do Adulto e Idoso Clínica Médica II no hospital, utilizando diversos cenários.
Segundo ela, ao oferecer uma rede de cenários de prática ampla e diversificada, o hospital se destaca na formação destes profissionais. “Estas atividades práticas incluem ambulatórios clínicos e cirúrgicos nas mais diversas especialidades e faixas etárias, centro cirúrgico, enfermarias, pronto-atendimentos e Unidades de Terapia Intensiva adulto e pediátrica”, resumiu Renata Vanelli.
Ela afirma que outro diferencial é a atuação em áreas estratégicas como a unidade de saúde mental, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico (exames laboratoriais e diagnóstico por imagem), vigilância epidemiológica, gestão da qualidade, centro de simulação realística, sala de reabilitação e cenários de regulação em saúde.
“Nossos residentes atuam com preceptores altamente qualificados, com sólida formação, que acompanham de forma próxima e sistemática no processo de ensino-aprendizagem”, acrescentou a gerente de Ensino e Pesquisa, para quem este conjunto proporciona ao estudante uma formação integral, crítica e humanística, articulando teoria e prática desde os primeiros anos.
“Atuamos com foco na segurança do paciente, no trabalho em equipe multiprofissional e no compromisso com os princípios do SUS, preparando o futuro médico para uma atuação ética, resolutiva e socialmente responsável”, afirmou Renata Vanelli.
Sobre o HU-UFSCar
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.