Notícias
Espiritualidade como espaço de acolhimento e reflexão no ambiente hospitalar
Na quinta-feira (18 de dezembro) o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) realizou, o momento “Celebrando a Espiritualidade no HU-UFSCar”, uma atividade que marcou o encerramento das ações desenvolvidas ao longo do ano pelos voluntários de Assistência Religiosa e Espiritualidade da instituição.
O evento reuniu representantes de diferentes vertentes religiosas e espirituais, que conduziram mensagens e apresentações de cantos, proporcionando aos participantes um espaço de escuta, reflexão e conexão interior. O analista administrativo Paulo Raimundo conduziu o momento, levando também sua mensagem pela vertente evangélica. Caroline Carneiro e Bryan Patrick levaram mensagem a partir do espiritismo. Geovane Leo Souza também levou sua mensagem pela vertente da igreja Batista. Funcionários do hospital participaram do momento, incluindo a apresentação de um coral formado para essa atividade.
Alinhado aos princípios da humanização hospitalar, o HU-UFSCar mantém, desde 2018, um espaço ecumênico destinado a pacientes, familiares e profissionais. O local tem como objetivo oferecer acolhimento, conforto emocional e contribuir para a redução do estresse e das preocupações, especialmente em momentos de maior fragilidade.
A iniciativa está em consonância com a Lei Federal nº 9.982, de 14 de julho de 2000, que assegura o direito à assistência religiosa em entidades hospitalares públicas e privadas em todo o país, respeitando a liberdade de crença e a laicidade do Estado.
Através da Comissão de Humanização, o hospital integra voluntários de todas as manifestações religiosas que desejam oferecer um momento de espiritualidade na instituição. Com ações como essa, o HU-UFSCar reafirma seu compromisso com o cuidado integral, reconhecendo a espiritualidade como uma dimensão importante do bem-estar humano, vivida de forma ética, inclusiva e respeitosa.