Notícias
LANÇAMENTO
Médicos do HU lançam livro sobre Medicina da Mulher
A partir da necessidade de um protocolo para a disciplina Medicina da Mulher, do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário (HU-UFJF), os ginecologistas e obstetras Tadeu Coutinho, Juliana Barroso Zimmermann e Adrianne Maria Berno de Rezende Duarte lançaram o livro “Condutas em Obstetrícia para gestantes de Baixo Risco: Protocolo de Serviço de Obstetrícia da Faculdade de Medicina UFJF”. O primeiro volume da obra foi lançado no 7º Congresso Sogimig de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Juiz de Fora.
De acordo com a médica do HU e umas das autoras, Juliana Zimmermann, o documento seria um simples protocolo de serviço para os residentes trabalharem no dia- a -dia. “ A obstetrícia sempre foi uma disciplina muito longe do HU, pelo fato da instituição não ter maternidade. Porém, com as experiências de atendimento em outro hospital, nós fizemos o protocolo. Com a dimensão que o protocolo foi tomando, nós decidimos fazer um livro e o dividimos em 3 volumes”, explica.
Também segundo a médica, “a leitura do livro não é só para alunos. Evidente que ele tenta orientar condutas para gestantes de baixo risco, mas também é para o colega de profissão de outra área da saúde no dia a dia”.
A autora complementa dizendo que um dos capítulos destacados foi sobre Parto Humanizado. “ Falamos sobre a questão das cesarianas no Brasil, sobre a importância do parto, procedimentos que não são mais comuns no parto e que não precisam ser realizados de forma rotineira, como no passado”.
A médica conclui que há participação de outros profissionais no livro, mostrando a importância da interdisciplinaridade. “ No livro tem uma enfermeira que participou do capítulo Parto Humanizado, há uma nutricionista que fala sobre nutrição para gestantes, tem um capítulo sobre as razões da gestante cuidar da saúde bucal e, também, um educador físico que fala sobre os exercícios na gravidez. É um volume que trata do baixo risco obstétrico, mas é abrangente, pois sai da área de obstetrícia e busca outras especialidades que são importantes no apoio”.
Bolsista: Franciane Freitas
Apoio: UPLAN