Notícias
VISITA
HU-UFJF recebe presidente da Ebserh
O HU-UFJF/EBSERH recebeu as visitas do Presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Kleber de Melo Morais e do Diretor de Atenção à Saúde da empresa, Cláudio Wanderley Luz Saab, para discutir a respeito das necessidades do HU. Na manhã do sábado, 19, reuniram-se, no Museu de Arte Murilo Mendes, com o Superintendente do HU–UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David e a vice-reitora, Girlene Alves da Silva. Participaram também representantes do Hospital e do quadro gestor da Universidade, além do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone.
As principais pautas discutidas na reunião foram as questões de financiamento do Hospital Universitário e a s obras, atualmente interrompidas.
A Gerente Administrativa do HU-UFJF, Ludmilla Rodrigues Costa Gonçalves, abriu o encontro apresentando dados orçamentários do Hospital, com comparações dos anos anteriores, detalhamento financeiro de 2016 e prévia de planejamento de 2017. Segundo essas projeções, será necessário um aporte financeiro extra, que pode ser captado por meio do REHUF (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais).
Em seguida, o Engenheiro Civil da PROINFRA (Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão), Wellington Coutinho da Silva, detalhou a cronologia da construção dos novos prédios do HU, falou sobre os motivos que levaram à paralisação e apresentou o atual estágio da obra.
Segundo o Diretor da DAS, Cláudio Saab, a situação do HU-UFJF será levada ao conselho do REHUF, para análise: “Precisamos, junto com o Ministério da Saúde, rever os valores desses contratos para que possamos chegar à taxa de 80% de ocupação. Ao mesmo tempo, passaríamos a usar o REHUF para reestruturação e não para o custeio, como tem sido feito.”
A discussão terminou com fala de representantes da Comissão de Acompanhamento de Contrato UFJF/Ebserh e com garantias do presidente Kleber Morais em relação a melhorias no assistencialismo e a criação de uma Administração de Ensino e Pesquisa.
No período da tarde, Kleber Morais, Cláudio Saab e Dimas Araújo se reuniram no Auditório Gilson Salomão (Unidade Santa Catarina) com os gerentes e chefias de diversos setores para apresentar e discutir ações nas unidades do hospital, falar sobre a importância dos indicadores de qualidade e traçar e trilhar um modelo de gestão.
“Tenho feito isso sistematicamente em todos os 39 hospitais que fazem parte da rede EBSERH e foi muito gratificante a vinda aqui porque eu acho muito importante você conhecer as pessoas que fazem e que trabalham nos HUs, conhecer a estrutura física, ver os anseios dos funcionários e ver a potencialidade que existe.”, frisou Kleber Morais.
Logo após a reunião, seguiram até a Unidade Dom Bosco para conhecer as obras dos novos prédios. O Pró-Reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure Sanabio, ressaltou a importância da visita: "É bom que as pessoas venham ver qual o estágio das obras. A gente acredita que eles fazem comprometimentos para que tanto a reitoria quanto o HU possam achar um caminho para a solução. E nós precisamos disso.".
Após conhecerem as futuras instalações, os representantes da Ebserh mostraram disposição para que sejam feitos os esforços necessários visando a retomada e finalização das obras. O presidente Kleber Morais destacou a qualidade das obras. “Eu fiquei realmente muito impressionado e esperamos que seja inaugurado o mais breve possível e vamos traçar um plano de estratégia conjunto com a Universidade e com a EBSERH para que se dê celeridade nas obras que estão paradas e que possamos tê-las funcionando, pois vai trazer muitos benefícios para os alunos, os pesquisadores e sobretudo para os usuários que necessitam.”.
O Superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, afirmou que as visitas do Presidente da Ebserh e do Diretor da DAS foram uma resposta da Sede da empresa aos anseios da comunidade local. "A visita foi muito importante para trazer garantias, principalmente pro ano que vem, de que vai ocorrer a melhora do fluxo da parte orçamentária. Na palavra do Professor Kleber Morais, o pior já passou. A gente já está fazendo os planos de trabalho, esperando conseguir os recursos para fechar o ano e ter um 2017 melhor, com menos sobressaltos que 2016, principalmente na parte orçamentária que reflete diretamente no funcionamento pleno do hospital.
Bolsista: Vitória Gonçalves