Notícias
HOMENAGEM
HU-UFJF indica Kalil Abrahão Hallack à Medalha JK
Anualmente, a Universidade Federal de Juiz de fora homenageia, como forma de agradecimento e reconhecimento, personalidades que contribuíram para a consolidação da instituição e o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão. O nome indicado pelo HU-UFJF/Ebserh para a homenagem foi o do Dr. Kalil Abrahão Hallack.
HISTÓRIA
Nascido em São João del-Rei em 11 de abril de 1929, teve a medicina não apenas como sua profissão, mas como ideal de vida. Faleceu em Juiz de Fora, em 16 de agosto de 2000, deixando, nos seus 71 anos de vida um modelo inspirador de dedicação, de assistência e de amor à profissão.
Foi um dos sócios fundadores e primeiro presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, criada em Juiz de Fora no ano de 1983, que surgiu com o intuito de difundir, promover e incentivar a infectologia no estado, junto à comunidade médica e aos estudantes de medicina. Também foi pioneiro no atendimento de portadores do HIV em nossa região, criando, em 1995, o Núcleo Multiprofissional sobre AIDS da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Além disso, dá nome ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Infectologia do HU (NEPI/UFJF), iniciativa criada em 2008 pelo infectologista Ronald Kleinsorge Roland e que está se reestruturando para retornar às atividades no próximo ano. O Núcleo tem como proposta discutir assuntos como doenças endêmicas, entre as quais Malária, Tuberculose, Febre Amarela, Dengue, Hepatites, AIDS, entre outras, sempre com foco em pacientes adultos e infantis e busca, através de uma equipe multiprofissional, aprofundar, de maneira interligada, as discussões temáticas, apresentando propostas concretas de atuação, tanto no segmento do ensino, como da pesquisa e assistência.
Segundo Ronald, a escolha do nome foi uma forma de homenagear e manter viva a memória de um indivíduo que foi tão importante para a cidade. "Fui acadêmico do Dr. Kalil em 1985 e, a partir de 1993, trabalhamos juntos. Ele era um homem muito inteligente, um bom professor e colega, sempre ajudando quem estivesse precisando. Ele atendia todo tipo de situação, todo tipo de pessoa, e fazia isso sempre com boa vontade. Independente do horário, nunca o vi negando um atendimento. É um exemplo que temos que valorizar pois não se encontra facilmente".
Hematologista e filho do homenageado, Abrahão Elias Hallack Neto acredita que a premiação é muito justa por todo o serviço prestado por Kalil Abrahão Hallack dentro do Hospital Universitário e pela medicina da cidade como um todo. "Ele sempre atuou de forma muito verdadeira e com foco único em resolver os problemas dos pacientes. Para além do seu trabalho com a AIDS, exerceu sua profissão com excelência sempre buscando o melhor para o próximo".
MEDALHA JK
A homenagem foi criada pelo Conselho Superior da UFJF em 2003 para reconhecer a trajetória de êxito dos homenageados pelos serviços prestados, e a menção a JK se deve ao fato de o presidente ter assinado, em 1960, o ato que concedeu o status de Universidade à instituição, que teve início com a Faculdade de Direito em 1923. A indicação dos agraciados para receberem a medalha é feita pelas 26 unidades acadêmicas da UFJF, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, Hospital Universitário e Administração Superior.
CERIMÔNIA
A cerimônia de entrega da Medalha JK foi realizada no último dia 18, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e a lista com os demais agraciados pode ser conferida em http://www.ufjf.br/noticias/files/2017/12/convite_jk_site.png
Bolsista: Vitória Gonçalves
Fotos: Twin Alvarenga