Notícias
PESQUISA
HU Revista publica artigo sobre telepsicologia durante a pandemia
A publicação científica do Hospital Universitário (HU-UFJF/EBSERH), HU Revista, acaba de disponibilizar o artigo “Telepsicologia para famílias durante a pandemia de COVID-19: uma experiência com telepsicoterapia e telepsicoeducação”. Trata-se de um relato de experiência de atendimento psicológico a famílias durante o período de pandemia em projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Conforme o artigo, a telepsicologia é um segmento da telessaúde que se utiliza de tecnologias de informação e comunicação (TICs), a exemplo de dispositivos móveis, e-mail, mensagem de texto, blogs, sites, videochamada, entre outros. É um método cada vez mais usado pelos psicólogos neste período de distanciamento social e aumento de problemas de saúde mental durante a pandemia. Já a telepsicoeducação é a produção e disponibilização de materiais psicoeducativos preventivos, disponibilizados em redes sociais, principalmente cartilhas e podcasts.
De acordo com os autores, o suporte psicológico tem sido fundamental durante a pandemia em função das mudanças drásticas vivenciadas em nosso cotidiano. Além do medo e do estresse, que podem evoluir para problemas maiores, muitas famílias estão mais tempo juntas, sendo possível perceber em alguns lares o aumento no nível de tensão e depressão, fatores que podem gerar ou agravar problemas no convívio familiar.
O artigo confirma o sucesso do trabalho: o atendimento telepsicoterapêutico tem revelado sua eficiência, as famílias têm participado ativamente, o vínculo tem se estabelecido e as relações de ajuda estão sendo construídas. No entanto, há a necessidade de avanços em diversas questões para o seu aperfeiçoamento. Um problema verificado é o não conhecimento da prática de telepsicologia no processo inicial de formação do psicólogo. Outro desafio é de ordem tecnológica, problemas de conexão com internet e limitações de habilidades tecnológicas, principalmente dos atendidos, reflexo da desigualdade social e, consequentemente, digital brasileira, barreiras para toda a área de telessaúde no país.
O projeto de extensão envolve três psicólogos e quatro acadêmicas de psicologia. Os profissionais foram capacitados para o trabalho e as informações disponibilizadas são de referência científica, há a preocupação com a confidencialidade e a privacidade das famílias envolvidas. As divulgações das atividades estão sendo feitas pelo site institucional da UFJF, redes sociais, televisão e jornais locais.
Leia o artigo em:
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/31143
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/31143/21024