Notícias
INTEGRAÇÃO
Grupo de ouvidores de vozes do CAPS participa de intercâmbio na UFSJ
O grupo de ouvidores de vozes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Liberdade), vinculado ao HU-UFJF/EBSERH, esteve presente em um encontro realizado na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O intercâmbio contou com a participação dos membros do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis) do Departamento de Psicologia da UFSJ. Os grupos, ligados ao Movimento Internacional Intervoice, têm como objetivo discutir as vivências de indivíduos que ouvem vozes.
O convite para o encontro surgiu com o objetivo de realizar uma integração entre os dois únicos grupos oficiais do estado de Minas Gerais. De acordo com a psicóloga e facilitadora do grupo, Monique Lombardi, a experiência foi muito valiosa para os ouvidores, que costumam viver de forma isolada de outros indivíduos que passam pela mesma situação. “Com esse encontro, nós podemos dar voz a essas pessoas. Ali, elas vão falar delas. Não somos nós, com nosso saber e nossa teoria, mas eles que vão falar dessa experiência única e subjetiva”, evidencia Monique.
Participaram dessa integração a psicóloga Monique Lombardi e a enfermeira Ethelanny Pantaleão, facilitadoras do grupo; a assistente social e chefe da Unidade Psicossocial do HU-UFJF/EBSERH, Sabrina Barra; a residente de psicologia Samantha Carvalho, e três ouvidores de vozes que frequentam o grupo do CAPS Liberdade. Além disso, também estiveram presentes a equipe e ouvidores do grupo de São João del-Rei. A viagem aconteceu com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex), que disponibilizou o veículo para que fosse realizado o translado.
Sobre o grupo
O grupo de ouvidores de vozes do CAPS Liberdade, a exemplo de experiências nacionais e internacionais, busca incentivar relações de apoio mútuo e criação de vínculos afetivos entre os participantes, a fim de romper com o ciclo de isolamento social criado pelo estigma que envolve o ouvidor de vozes.
Em Juiz de Fora, os encontros acontecem nas quartas-feiras à tarde. Atualmente, cinco ouvidores participam das reuniões e ainda há vagas para outros membros. Os interessados devem procurar a recepção do CAPS Liberdade, onde será marcada uma entrevista de triagem para verificar a adequação ao grupo. O Centro de Atenção Psicossocial fica localizado na rua Melo Franco, 11, bairro São Mateus.
Bolsista: Leandro Carneiro.