Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Mutirão de ginecologia realiza sete cirurgias em um único dia no HU-UFJF
Juiz de Fora (MG) – A semana teve início com mutirão de cirurgias ginecológicas no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Foram realizados sete procedimentos em pacientes que aguardavam cirurgias especializadas, todos no Centro Cirúrgico do HU Santa Catarina, durante a manhã e a tarde de segunda-feira, dia 31/03.
O trabalho faz parte do “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, uma estratégia integrada entre a Ebserh e o Ministério da Saúde, que busca agilizar o acesso de pacientes a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), colocando toda a estrutura dos hospitais universitários federais nessa parceria.
A equipe envolvida contou com médicos da ginecologia e anestesia, residentes, alunos do estágio em medicina, equipe de enfermagem do bloco cirúrgico e das enfermarias, regulação e pessoal administrativo, como de apoio da hotelaria, limpeza, transporte, suprimentos, insumos e medicamentos, além da central de material esterilizado.
“O mutirão da ginecologia possibilitou a realização do dobre de procedimentos cirúrgicos comparado ao planejamento rotineiro da especialidade”, ressalta a chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Patrícia Lima. Essa ação contribuiu para o andamento da fila de espera e melhora da qualidade de vida das pacientes atendidas, destaca. “A equipe envolvida demonstrou comprometimento e eficiência. O impacto ocorre também para a formação profissional dos nossos residentes e alunos, que estavam motivados para o processo de ensino aprendizagem proporcionado pelo mutirão. Agradeço todos os envolvidos nessa proposta que colaboraram para a realização deste mutirão”, acrescenta.


As cirurgias realizadas neste primeiro mutirão do ano foram ninfoplastia (cirurgia íntima feminina para corrigir tamanho e forma de pequenos lábios vaiginais), histeroscopias (exame que possibilita identificar eventuais alterações no útero), histerectomia abdominal total (cirurgia que remove útero e colo de útero), laqueadura vaginal (ligadura de trompas), exérese de tela de Sling – extrusão (procedimento que remove tela que pode ter se deslocado após cirurgia para tratar incontinência urinária) e EZT Tipo III (procedimento cirúrgico que remove parte do colo do útero).
Novas edições do mutirão foram sugeridas para manter o fluxo de atendimentos. Além dessa ação, nos últimos quinze dias o HU também ofereceu atendimentos em colposcopias, contemplando 36 pacientes, e 33 ultrassons para 15 atendimentos em medicina fetal, tudo dentro da programação do Ebserh em Ação.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.