Notícias
TECNOLOGIA LABORATORIAL
HU-UFJF/Ebserh implanta sistema automatizado de microbiologia no Laboratório de Análises Clínicas
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agora conta com um sistema automatizado para identificação de micro-organismos e realização de testes de sensibilidade a antimicrobianos (TSA) no Laboratório de Análises Clínicas. A inovação tem impacto direto na qualidade assistencial, especialmente nos setores de internação e na Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em que o tempo de resposta laboratorial é decisivo para a conduta médica. Com a automação, a prescrição de antimicrobianos é mais racional e a resistência bacteriana pode ser combatida.
De acordo com a chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, Clarissa Cunha, o sistema é uma tecnologia que utiliza cartões padronizados acoplados a um equipamento automatizado para realizar a identificação de bactérias e leveduras, bem como os testes de sensibilidade a antimicrobianos. “O sistema gera resultados rápidos, padronizados e confiáveis, reduzindo etapas manuais demoradas”, disse.

Com a nova tecnologia, o Laboratório passou a fornecer resultados mais ágeis e seguros, fundamentais para o diagnóstico de infecções e a escolha adequada do tratamento antimicrobiano. Essa agilidade é essencial em casos graves, contribuindo para decisões clínicas mais assertivas, redução de complicações e menor tempo de permanência hospitalar. Além disso, a automação melhora a performance diagnóstica, aumenta a rastreabilidade dos dados, minimiza falhas humanas e fortalece as ações institucionais de controle de infecção hospitalar e de uso racional de antimicrobianos.
Essa medida está alinhada às estratégias nacionais e internacionais de combate à resistência bacteriana, considerada uma das principais ameaças à saúde pública global. Com essa modernização, o HU-UFJF reafirma seu compromisso com a excelência no diagnóstico laboratorial, a segurança do paciente e a qualificação contínua da assistência prestada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Benefícios
A implementação dessa solução trouxe benefícios significativos. A eficiência foi aprimorada, com resultados liberados em prazos significativamente menores e maior agilidade para subsidiar condutas médicas. Para Clarissa, a precisão também foi assegurada, com diagnósticos confiáveis e com menor risco de falhas analíticas.
A redução de custos foi um benefício importante, assim como a otimização do uso de insumos laboratoriais, a menor necessidade de repetição de exames e o impacto indireto na assistência. “Com resultados acurados, é possível evitar prescrições empíricas e favorecem o uso racional de antimicrobianos, reduzindo complicações e o tempo de internação hospitalar”, finalizou Clarissa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Neurizete Duarte, com revisão de Andreia Pires e edição de Alessandra Gomes
Coordenadoria de Comunicação Social / Ebserh