Notícias
BEM-ESTAR
Terapia ocupacional cria cartilha com atividades voltadas para pacientes
A equipe de Terapia Ocupacional (TO) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) acaba de desenvolver uma cartilha de atividades para incentivar os pacientes internados. O material também tenta driblar os impactos trazidos pela pandemia da Covid-19 e proporcionar bem-estar aos pacientes
Segundo Renata Souza, terapeuta ocupacional, o objetivo é levar interação para os assistidos: “nós confeccionamos um livro com várias atividades para contemplar os diferentes perfis dos pacientes. O intuito é que eles tenham uma ocupação durante o período em que estiverem internados no HU”. A ideia surgiu como forma de minimizar os efeitos da suspensão das visitas aos pacientes devido ao isolamento. A cartilha foi carinhosamente apelidada de “kit carinho” e, em breve, será distribuída nas enfermarias.
Além desse trabalho, foi confeccionado um panfleto contendo orientações para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), visando facilitar o dia a dia dentro do lar desses usuários durante o período da pandemia. São diretrizes que mostram como diminuir a ansiedade, o medo, a importância do distanciamento, a higienização das mãos, o uso do álcool em gel e a atenção com a saúde mental.
Mais um diferencial prestado pela equipe que visa ao bem-estar dos pacientes partiu da terapeuta ocupacional Camila Fiorin. “Durante os atendimentos, incentivei os pacientes internados para que pudessem manter o contato com seus parentes, através de ligações e videochamadas pelo celular. Também priorizei o acolhimento por meio da escuta e o estímulo à realização de atividades prazerosas, como a leitura, palavras cruzadas e a própria interação entre os pacientes”, explica Camila. A profissional trabalha na enfermaria neurológica com a reabilitação das pessoas adultas, para favorecer a independência nas atividades da vida diária, no trabalho, no estudo, ou seja, onde aquele paciente com disfunção neurológica precisa ser abordado.
Atualmente, a equipe da TO atua nas seguintes áreas: na saúde mental, sob coordenação de Renata Souza; no ambulatório de psiquiatria, supervisionada por Magda Navarro; no setor de reabilitação, coordenado por Edna Pereira, que atende crianças; e na enfermaria da neurologia, conduzido pela Camila Fiorin.
Renata Souza lembra que os atendimentos dos adultos e das crianças são focados no desempenho ocupacional. A especialista Edna Pereira faz a reabilitação e estimula as crianças para que possam brincar e explorar melhor os ambientes e os brinquedos. Além disso, essas práticas contribuem para melhorar o desempenho infantil na escola, quando estão em funcionamento.
A Terapia Ocupacional também realiza duas oficinas semanais com os assistidos, que estão acontecendo com pequenos grupos, três pessoas por vez, respeitando as restrições devido à Covid-19.
Colaborou: bolsista Jacqueline Silva Luiz