Notícias
Unidade Neonatal--Projeto Meu Polvinho
"Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade---17 de Novembro
Com início na Dinamarca, o Projeto Octo está ajudando bebês prematuros que estã internados em UTIs.
As equipes pioneiras onservaram que os bebês se sentem mais calmos e seguros por acharem que estão no meio iintrauterino, pois os tentáculos lembram o cordão umbilical. Agarradinhos aos novos amigos, os bebês tendem a não retirar sondas, tubos, equipos. Os polvinhos levam cor, alegria e leveza para os hospitais e deixam papais e mamães mais tranquilos em momentos de ausência.
O uso terapêutico do polvo ainda é objeto de estudo, mesmo assim o Ministério da Saúde não os proíbe. Os polvos são lavados e autoclavados, após este processo são colocados nas incubadoras e com periodicidade determinada ou necessidade, passam novamente pela lavagem e autoclave. Cada bebê tem seu polvinho, quando recebe alta o polvo é levado para casa com seu melhor amigo.
Vários grupos no Brasil estão produzindo os polvinhos de crochê. Em Uberlândia a proposta do início do projeto foi feito pela artesã Cintia Duarte, que com o apoio da equipe da UTI Neonatal da UFU começaram a produzir os primeiros polvos. Como o polvo é de uso exclusivo e é levado com o bebê no momento da alta, a demanda nunca acaba. Por isso sempre precisamos de material e mão de obra. Usamos linha 100% algodão nº 04 e fibra de silicone para enchimento."
Fonte: Unidade Neonatal
As doações podem ser feitas exclusivamente no Ateliê da Cintia Duarte.
Tel. 99184-5853. End.Av.Cesário Crosara,3734,B:Roosevelt.
Mais informações: http://www.hc.ufu.br/noticia/hcu-promove-atividades-mes-prematuridade
por Autor: Luiz Henrique Martins